Mais Saúde

Como duchas frias podem beneficiar sua saúde

Duchas de água fria são uma nova moda para a saúde. As buscas na Internet são elevadas, e você pode até encontrar um Desafio de Água Fria de 30 dias. As pessoas afirmam que os chuveiros frios são bons para tudo, desde a depressão até a perda de peso, mas essas afirmações são apoiadas pela ciência?

Na verdade, sim, muitas dessas afirmações são apoiadas por pesquisas. Felizmente, você não precisa se submeter a mergulhos de água fria de estilo escandinavo para se beneficiar. Mesmo um minuto ou mais de água fria no final do seu banho pode ser suficiente para ajudá-lo. A atriz Katherine Hepburn afirmou que os chuveiros frios eram uma chave para sua alta energia no auge de seus 90 anos.

Duchas frias parecem ajudar porque os estresses menores forçam nosso corpo a se adaptar e, dessa forma, tornam-se mais resistentes (isto é chamado de “hormesis”). Embora não existam muitas pesquisas sobre o assunto, aqui estão alguns dos benefícios com comprovação científica:

Duchas frias aumentam a energia e o foco

O choque de água fria restringe nossos vasos sanguíneos cutâneos, empurrando mais sangue para nossos órgãos mais profundos e melhorando a circulação em geral. Muitas pessoas acham que um banho frio desperta mais que o café.

Diminui a depressão e o stress

Pesquisadores compararam os efeitos no cérebro de um banho breve e gelado com o efeito de terapia leve com eletrochoque. O choque inunda o cérebro com impulsos de nossa pele e estimula nosso sistema nervoso simpático. As endorfinas, a dopamina e a noradrenalina são liberadas e, após o choque inicial, nossa sensação de bem-estar é impulsionada. Estudos sobre pessoas deprimidas sugerem que um ou dois banhos frios diariamente podem ser tão eficazes quanto a medicação antidepressiva. A exposição à água fria diminui os níveis de cortisol e ácido úrico, ajudando a aliviar o estresse e a depressão.

Aumenta a taxa metabólica

O frio força nossa taxa metabólica a acelerar para estabilizar a temperatura corporal. O frio estimula a atividade de “gordura marrom”. Este tipo de gordura está presente em pequenas quantidades em algumas áreas e é totalmente diferente da gordura branca. O estímulo da gordura marrom com banho frio é benéfico, já que ela gera o calor que nos mantém aquecidos. Um estudo mostrou que a exposição ao frio estimula a atividade da gordura e pode, ao longo do tempo, ajudar a perda de peso. Embora os chuveiros frios diários não sejam uma estratégia de perda de peso, isso pode ajudar.

Duchas frias podem aliviar a dor

O estímulo intenso da pele desencadeado pelo frio bloqueia os receptores da dor, semelhante à ação da acupuntura. Os banhos frios podem especialmente ajudar distúrbios da dor crônica, como fibromialgia e artrite reumática.

Melhor resposta imunológica

Chuveiros frios chocam o corpo que, para se proteger, aumenta a produção de células imunocíticas T (citotóxicas) e células brancas do sangue. Isso não acontece depois de banhos quentes. Portanto, chuveiros frios podem fortalecer seu corpo imunologicamente e diminuir a chance de infecções virais. Algumas pesquisas sugerem que a exposição ao frio pode aumentar sua resistência a certos tipos de câncer.

Pele e cabelo melhores

Os chuveiros frios são muito melhores para o cabelo e a pele do que os chuveiros quentes. A água quente pode agravar as condições da pele, como o eczema, e contribuir com a pele seca. Os chuveiros frios ajudam a achatar as cutículas do cabelo e ajudam a pele e o cabelo a manter seus óleos naturais – que os mantém com mais brilho, volume e hidratação.

Temperatura e tempo da chuva fria

A temperatura sugerida da água é de 20 graus ou menos. Você não precisa tomar todo o banho com água fria, mas pelo menos evite duchas com água quente, mesmo que se sinta bem no momento. Você pode começar com um banho de temperatura moderada, depois terminar com 2 a 3 minutos de água fria. Se não conseguir, tente ao menos por um minuto. Experimente por uma semana e veja como você se sente! Evite duchas frias se estiver grávida. Se tiver problemas cardíacos, verifique primeiro com o seu médico.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

10 fatos sobre tatuagens e a sua saúde

5 usos da aloe vera em benefício da sua saúde

Como duchas frias podem beneficiar sua saúde was last modified: janeiro 15th, 2018 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês