aloe vera e saúde

5 usos da aloe vera em benefício da sua saúde

A aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta utilizada para fins médicos há 6.000 anos, desde o Antigo Egito. Ela é recomendada para um número enorme de condições, de constipação a perda do cabelo e câncer. Pode ser usada tanto em gel quanto ingerida.

Mas uma pesquisa séria sobre a babosa levou a resultados conflitantes. Infelizmente, há pouca prova de que a utilização da planta produz os resultados prometidos. Por exemplo, o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (EUA) afirma que “não há evidências suficientes para mostrar se aloe vera é útil para a maioria dos propósitos para os quais as pessoas usam”.

Embora não haja prova, há uma série de bons estudos de pesquisas que mostram que a aloe vera pode ser benéfica para várias condições. Listamos algumas com boas evidências de resultados.

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e aloe vera

Tomar de 30 a 90 ml de aloe vera na hora das refeições pode ajudar a aliviar a gravidade da DRGE e os sintomas de refluxo ácido.

Uso como pasta de dentes ou enxaguante bucal

Uma pesquisa mostrou que a pasta de dentes de aloe vera, que contém vitamina C e substâncias anti-inflamatórias, pode bloquear a produção de placas e cáries –agindo melhor do que o creme dental padrão. Também pode ser uma alternativa mais saudável e segura para os enxaguantes bucais químicos, particularmente aqueles que contêm álcool.

Reduzir o açúcar no sangue

Ingerir algumas colheres de suco de babosa diariamente pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Isso pode ser uma coisa boa, mas precisa ser usada com moderação. Para diabéticos que já tomam medicação, a babosa misturada com medicamentos pode produzir quedas perigosas do açúcar no sangue.

Alivia a constipação

Vários estudos têm demonstrado que a aloe vera pode ser um laxante natural. Uma pequena quantidade tomada oralmente pode ser eficaz. Algumas pessoas podem ter o efeito colateral de cólicas ou diarreia, por isso a babosa não deve ser usada por pessoas com problemas intestinais sérios, como doença de Crohn ou colite.

Problemas de pele

O uso mais comum e difundido da aloe vera está em problemas de pele, em especial em queimaduras. A planta ajuda na reconstituição da pele e em casos de psoríase, seborreia e descamação, protege dos efeitos da radiação UV (e envelhecimento da pele), melhora a cura de úlcera de pé em diabéticos, e age como um hidratante muito poderoso.

Babosa é segura?

Se você toma babosa para uma condição médica e, especialmente, se você estiver tomando medicamentos, verifique com seu médico se o uso da aloe vera é seguro para você. As mulheres grávidas devem evitar a ingestão, pois ela pode causar contrações uterinas.

Mas, para a maioria das pessoas, não há reações negativas. Especialmente para uso na pele, a babosa pode dar resultados maravilhosos. Vale a pena tentar, especialmente se você está tentando evitar produtos químicos e viver uma vida mais natural.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Telemedicina para dermatologia apresenta falhas?

Exercício reduz risco de 13 tipos de câncer

Esta postagem também está disponível em: Inglês