10 fatos sobre tatuagens e a sua saúde

10 fatos sobre tatuagens e a sua saúde

Na nossa última publicação, falamos sobre um possível problema com as tatuagens: a pele tatuada sua muito menos do que a pele virgem. Hoje, olhamos para o quadro geral de tatuagens e como elas podem afetar nossa saúde.

A maioria das pessoas que se tatuam não acaba com complicações, mas a tatuagem, em alguns casos, pode levar a problemas de saúde. Para ajudar a preveni-los, aqui estão algumas informações úteis.

Como funcionam as tatuagens

A agulha da tatuagem injeta na camada dérmica (camada média) da pele micro-gotas de tinta, composta de sais metálicos e corantes orgânicos. O corpo trata isso como uma invasão de uma substância estranha, e monta uma resposta imune. Nosso corpo basicamente tenta “comer os corantes para se livrar dele”. Como isso não acontece, o corpo, então, tenta “conter” a substância estranha em pequenos pacotes de tecido cicatricial. Isso mantém as tintas no lugar, para que elas não se espalhem.

A probabilidade dos problemas

Um dermatologista da cidade de Nova Iorque, a Dr. Marie Leger, realizou um estudo no Central Park. Ela perguntou aleatoriamente a 300 pessoas tatuadas se elas tiveram algum problema com suas tatuagens. Cerca de 10% disseram que sim. Os principais problemas eram de coceira e inchaço temporários. Mas algumas pessoas tiveram problemas mais graves, como infecção e prurido a longo prazo. Outras pesquisas mostraram uma taxa de infecção de 3% e que 22% das pessoas percebem prurido com duração de mais de um mês.

Alergias

Algumas pessoas são sensíveis aos metais nos corantes, e é especialmente bom evitar tintas com níquel ou mercúrio. Vermelho, verde, amarelo e azul são mais propensos a causar alergias. Às vezes, a primeira tatuagem não causa problemas, mas as tatuagens subsequentes causam prurido, especialmente com vermelho.

Infecção

Da taxa de infecção de 3%, o mais comum é devido à bactéria staphylococcus. O tratamento pode exigir antibióticos orais, mas essa bactéria raramente causa sérios problemas. As maiores preocupações são com a hepatite B e C e o HIV, que são transmitidos através do sangue. É por isso que a questão mais crítica é garantir que você faça uma tatuagem sob condições estéreis e com materiais descartáveis.

Sensibilidade solar

Especialmente as tatuagens mais novas são mais sensíveis à luz solar. Por isso, os protetores solares são importantes para evitar inchaço e prurido. Algumas pessoas observam a sensibilidade do sol a longo prazo – mais com tintas amarelas e vermelhas.

Mascaram lesões na pele

A pele tatuada torna mais difícil ver qualquer nova lesão cutânea, incluindo câncer de pele. Se você observar mudanças ou crescimentos na pele tatuada, procure um médico — de preferência dermatologista.

Arrependimento

Este é o maior problema observado em grandes pesquisas. Aproximadamente 25% das pessoas lamentam e se arrependem da tatuagem mais tarde. Muitas vezes, a tatuagem parecia certa, mas agora não se encaixa no estilo de vida.

Boas notícias sobre o sistema imunológico

Um estudo de 2016 da Universidade do Alabama (EUA) mostrou que, de certa forma, ter uma tatuagem fortalece o sistema imunológico. Assim, cada tatuagem subsequente costuma curar mais rapidamente.

Como tatuar com segurança

Certifique-se de que o estúdio de tatuagem esteja limpo e que o artista use luvas estéreis. O estúdio deve ter uma autoclave cirúrgica (usando calor) para esterilizar os instrumentos e evitar doenças graves, como HIV e hepatite. Certifique-se de que as agulhas utilizadas provêm de um pacote estéril selado e de preferência que sejam descartáveis. É importante que os corantes estejam frescos e os frascos não tenham sido utilizados anteriormente.

Remoção de tatuagem

É possível remover, com várias sessões de laser, a maioria das tatuagens, mas não todas. Às vezes, mesmo depois de múltiplas sessões, ainda há um remanescente de tinta visível. Sempre que você se tatuar, pense que esta será uma mudança permanente. Tintas mais modernas estão sendo desenvolvidas e que são mais fáceis de se remover. Ainda assim, a remoção à laser será mais cara, demorada e dolorosa do que a tatuagem. Então, pense sempre antes de marcar a pele.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como tatuagens podem afetar seu treino

5 usos da aloe vera em benefício da sua saúde

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Category : Dermatologia
Tags :