stress

Você acha que o estresse afeta negativamente a sua saúde?

O estresse excessivo tem sido associado a uma das causas de muitas enfermidades, incluindo doenças cardíacas, depressão, diabetes, obesidade, pressão alta e até mesmo do câncer. Mas o que dizer às pessoas que estão sob forte estresse quando isso parece não incomodá-las?

stress

Uma pesquisa simples e dirigida, publicada em 26 de junho, no European Heart Journal, tentou responder a essa questão. Os pesquisadores perguntaram aos participantes do estudo: “Até que ponto você pensa que o estresse ou pressão experimentado em sua vida afeta a sua saúde?”.

As respostas foram categorizadas de acordo com uma das três opções disponíveis: “nada”, “pouco ou moderadamente” e “muito ou extremamente”. Participaram do estudo mais de 7 mil homens e mulheres, com idades entre 35 e 55 anos, todos funcionários públicos em Londres, de 1991 a 2009.

Apenas 8% dos voluntários responderam “muito ou extremamente”. Porém, os resultados mostraram que este grupo de pessoas – que acreditava que o estresse havia severamente impactado a sua saúde – sofreu ataques cardíacos a uma taxa de 2,12 vezes mais do que o grupo que respondeu “nada”.

Assim, pelo menos por doenças do coração, esse estudo sugere que o próprio indivíduo pode avaliar como o estresse está afetando a sua saúde.

Se alguém parece estar sob forte estresse, mas é capaz de, simplesmente, “deixar-se ir”, talvez, não seja tão prejudicado quanto uma pessoa mais sensível à pressão.

Se você está sofrendo com isso e sente que sua saúde está se esvaindo, aqui estão algumas dicas do que fazer para aliviar as tensões do dia a dia:

1. Respiração profunda. Respirar profundamente durante o dia ajuda a dissipar o estresse.

2. Evite a compulsão alimentar. Se você comer um monte de doces para se sentir melhor, ficará pior que antes, pois a sensação de prazer é momentânea. Faça uma boa dieta.

3. O exercício físico regular, ainda que seja apenas uma boa caminhada, ajuda muito a combater o estresse.

Você também pode querer verificar alguns dos nossos posts anteriores sobre maneiras de reduzir o estresse. Algumas dessas dicas podem não ser convencionais, mas vale a pena conhecê-las:

Estudos indicam que pets fazem bem ao coração

Trabalho com horário flexível reduz níveis de estresse

Para diminuir o estresse, assuma a liderança!

Mentir menos faz bem para a saúde

Sair do armário faz bem à saúde, diz estudo canadense

Acupuntura ajuda a evitar o estresse

Alimentos para o bom humor

Como praticar a meditação Mindfulness

 

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

 

 

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês