white lights can ruin sleep

Saiba como a luz errada pode tirar seu sono

luz branca

Você tem problemas para pegar no sono? O tipo de luz à qual você está exposto depois do por do sol pode ter grande influência nisso.

Durante o dia, com a iluminação natural do sol, a incidência de luz azul é maior. É essa cor que suprime a secreção do hormônio melatonina. Aliada à formação de nossos olhos, cérebro e corpo, a luz azul nos deixa mais alertas.

Assim, com o por do sol, a incidência de luz azul torna-se menor, nosso corpo produz mais melatonina e ficamos mais sonolentos. Mas, desde o aumento do uso de luzes artificiais, esse processo tem sido alterado.

Computadores, tablets e telas de celulares emitem luz azul constantemente. Lâmpadas frias, embora economizem muita energia, também produzem este efeito. Cada vez mais expostos à essa iluminação, nossos corpos produzem menos melatonina, se mantêm em alerta por mais tempo e, consequentemente, aumentam o tempo que levamos para conseguir pegar no sono.

Algumas medidas que podem ajudar você a receber menos luz azul à noite:

1) Substitua lâmpadas frias por amarelas nos ambientes que você costuma usar mais antes de dormir. E lembre-se de mantê-las em intensidade mais baixa.

2) Deixe da lado os dispositivos eletrônicos como tablets, celulares e computadores 2 horas antes de dormir. Em geral, nosso corpo começa a secretar mais melatonina duas horas antes de pegarmos no sono.

Se, mesmo assim, você não consegue se desconectar antes de dormir, tente:

3) Usar uma tela menor. Quanto menor a tela, menor a exposição à luz azul.

4) Reduzir o brilho da tela. Mantenha o aparelho longe de seus olhos e use-o por um período mais curto de tempo.

5) Usar óculos com lentes laranja ou âmbar à noite enquanto estiver usando dispositivos eletrônicos. Pode parecer loucura, mas um estudo realizado na Suíça e recém-publicado em Journal of Adolescent Health fez este experimento com adolescentes. Eles passaram uma semana usando óculos com lentes laranja durante a noite, enquanto mexiam em dispositivos eletrônicos. Na semana seguinte, usaram óculos com lentes claras. Os resultados, que também haviam sido apontados em estudos anteriores, mostraram uma melhoria significativa nos níveis de melatonina e de sonolência entre os que usaram óculos laranja (que é a cor que bloqueia a luz azul).

6) Tente usar softwares em seu computador, tablet ou celular que diminuem a luz azul emitida a partir de sua tela. Confira f.lux (computadores PC e Mac, e iPhone), Twilight (Android), e Filtro Noturno  (Android).

7) Saia mais durante o dia. A luz azul é muito boa para o seu corpo nos horários adequados. Junto com a luz solar, ela ajuda a regular nosso relógio biológico, o que nos ajuda a estabelecer rotinas para dormir e acordar.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Uma boa noite de sono pode te ajudar a perder peso

Saiba como identificar a Síndrome de Fadiga Crônica

Esta postagem também está disponível em: Inglês