do what you want when older

Quando estiver mais velho, faça o que quiser

aposentada
Lucille Shulklapper, agora com 80 anos, se tornou escritora profissional quando tinha 60 (foto: New York Times)

 

Há alguns dias, mostramos os resultados de uma pesquisa que apontou que há tipos de inteligência que se desenvolvem ao longo da vida e atingem o ápice quando a pessoa está mais velha. Hoje, escolhemos colher alguns depoimentos que mostram como vale a pena cuidar da saúde quando somos jovens para podermos aproveitar mais nossos anos de experiência acumulada.

Não são poucas as pessoas que decidem adotar um novo estilo de vida, um novo hobbie e até novas profissões depois que se aposentam. Tudo fica mais fácil se você tiver se mantido saudável durante a juventude.

“Temos absolutamente de renovar essa idéia de um padrão linear de realização que termina quando você está com 50 ou 60 anos”, afirma o professor de geriatria Karl A. Pillemer, da Universidade de Cornell (Nova York). “Há muitos exemplos de pessoas que florescem tarde e esse se torna o momento mais extraordinário de suas vidas.”

Confira alguns exemplos que selecionamos:

  • Depois de juntar bastante experiência como professora, Lucille Shulklapper ainda nutria o sonho de se tornar escritora profissional. Há vinte anos, depois de ter passado uma vida inteira dedicada à família e ao trabalho, ela decidiu correr atrás da realização pessoal. Em janeiro, aos 80 anos, ela viu seu quinto livro ser publicado – o infantil Stuck in Bed Fred. “Estou vivendo além dos meus sonhos … Eu sinto o livro como o meu bebê”, diz a avó de seis.
  • Aos 68 anos de idade, a assistente social aposentada Marjorie Forbes decidiu a aprender a tocar oboé. Hoje, aos 81, ela toca semi-profissionalmente em Nova Iorque. “Não consigo ganhar dinheiro fazendo o que estou fazendo, mas acho que eu me reinventei ao fazer algo que eu sempre quis fazer. Eu nunca sonhei que eu conseguiria ser tão boa como eu sou hoje”, comemora.
  • Recentemente, a Folha de São Paulo contou a história de um dos mais novos estagiários da Google. Aposentado, o publicitário Jaques Lew, de 70 anos, vendeu suas ações em uma das maiores agências de publicidade do Brasil e se candidatou a um estágio na gigante da internet. O desejo de trabalhar na Google começou em 2013, quando ele foi convidado para dar uma palestra na sede da empresa em São Paulo. O detalhe é que ele não é o funcionário mais velho lá: um dos vice-presidentes da empresa, Vint Cerf, está com 71 anos.
  • Outros exemplos de destaque incluem:

– Harland Sanders, que começou o império KFC, aquela rede de frango frito, quando já passava dos 60 anos;

– Ernestine Shepherd, que começou a correr maratonas e participar de competições de fisiculturismo aos 56 anos;

– Diana Nyad, a primeira pessoa a nadar de Cuba a Flórida aos 64 anos. Ela alcançou o objetivo depois de várias tentativas infrutíferas.

“Muitas vezes as pessoas ainda não descobriram o que querem realmente fazer com suas vidas, ou mesmo os talentos que têm, até passarem da meia-idade”, diz o psicólogo de Universidade da Califórnia Dean Keith Simonton.

E você, o que quer fazer para o resto de sua vida? Mantendo a forma, as possibilidades são enormes.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Pesquisa mostra que idosos podem ter mais disposição e ser mais felizes do que jovens

Funções do cérebro que melhoram com a idade

Esta postagem também está disponível em: Inglês