Mais Saúde

Mudança de hábito… ver TV pode ajudar crianças a se comportar melhor

Se você tem um filho em idade pré-escolar ou uma criança na família difícil de controlar e até excessivamente agressiva, especialmente com seus colegas, ficará interessado na pesquisa publicada, recentemente, pela revista “Pediatrics”, na edição de 18 de fevereiro.

Os pesquisadores do Hospital Infantil de Seattle, Estados Unidos, realizaram um estudo de 1 ano com a participação de 565 famílias, com crianças de 3 a 5 anos. O objetivo foi o de verificar se alterar o conteúdo a que os pequenos assistiam pela televisão poderia melhorar o comportamento deles.

Para realizar a pesquisa, as famílias foram divididas em dois grupos. Todos os pais ganharam um diário para relatar o conteúdo televisivo assistido por seus filhos durante 1 ano. Metade das famílias foi instruída a fazer esforços no sentido de reduzir a quantidade de programação violenta ou adulta a que as crianças estavam expostas. As famílias receberam boletins regulares com sugestão de programas infantis e incentivos para assistirem à TV junto com as crianças com mais frequência.

Nesse mesmo grupo, os pais também foram orientados a se sentar com as crianças durante o tempo em que passavam em frente à televisão. Desse modo, quando eram exibidos conflitos agressivos ou violentos, os pais sugeriam alternativas de solução de conflitos não violentas. Estas famílias foram incentivadas a estimular seus filhos a assistirem mais programas de conteúdo “pró-social”, isto é, aqueles que reforçam as relações pacíficas e não a resolução de conflitos usando de drama.

Já para a outra metade das famílias, o chamado “grupo de controle”, não foram dadas quaisquer instruções para mudar o hábito de ver TV. No 6º e no 12º mês de estudo, os pais foram entrevistados sobre o comportamento de seus filhos em casa.

Tanto quanto nos primeiros 6 meses, como em um ano completo, os pais, convidados a reduzir a programação violenta assistida por seus filhos, notaram diferença significativa de comportamento. Eles sentiram que crianças estavam mais sociáveis com seus pares e menos propensas à agressão e à indisciplina doméstica. Essas crianças apresentaram níveis mais elevados de comportamentos cooperativos na pré-escola e com a família.

Este estudo não comprova que todas as crianças se tornarão cidadãs modelos ao mudarem seus hábitos de assistir à TV, mas sugere que, se os pais fizerem algum esforço para controlar os hábitos televisivos de seus filhos, evitando programação adulta, as coisas poderão ser mais pacíficas no ambiente familiar. Parece-nos, certamente, uma medida que vale a pena ser tentanda!

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

 

Mudança de hábito… ver TV pode ajudar crianças a se comportar melhor was last modified: junho 17th, 2016 by