Guia Carnaval de Boa Saude

Guia ProcuraMed para sobrevivência no Carnaval

Nosso guia campeão de audiência, para você aproveitar o Carnaval sem culpa e sem ressaca. Dicas de alimentação e truques para aproveitara a folia. 

Preparar o corpo para o Carnaval não envolve apenas estar em boa forma. Para manter a saúde e evitar surpresas desagradáveis durante a folia, preparamos um guia rápido, com ações práticas, que vão ajudar você a aproveitar mais o feriado.

carnaval

Preparativos

Se você puder, prepare-se com antecedência. A principal dica nesta fase é comprar alimentos antioxidantes. Invista em frutas. Maçã, mamão, melancia, romã, açaí, morango, laranja, banana e limão são ótimas pedidas. Prefira os orgânicos, e não se esqueça dos legumes. Para esta época do ano, os mais indicados são agrião, couve, espinafre, gengibre e beterraba.

Bebidas como café, chá verde e chá branco também são ricos em antioxidantes. Não se esqueça de grãos, como castanhas (sem sal ou levemente salgadas), chia, linhaça e sementes de girassol. Para completar a lista, coloque no carrinho água de coco, bebidas isotônicas, ovos, iogurte e ingredientes para uma boa canja de galinha.

Também é indicado que você comece a consumir esses produtos alguns dias antes. Garanta um sono de qualidade e pratique exercícios aeróbicos leves, pra ir aquecendo.

Aquecimento

Não comece a folia de estômago vazio. Comidas com um pouco gordura ajudam a retardar a absorção de álcool, além daquelas que possuem antioxidantes. Melhor não comer muito para não se sentir pesado durante a festa.

Não esqueça da água. Prefira a sem gás. Se você tem refluxo, não se esqueça das medidas preventivas, já que o álcool tende a agravar o quadro.

E, se você for beber, pense em como irá voltar para casa antes de sair para a festa. Se não for beber, também é possível aproveitar a folia sendo o motorista da noite.

Durante a festa

Para evitar ressaca, mantenha-se hidratado. Uma dica simples: para cada dose de álcool, ingira a mesma quantidade de água ou isotônico. Se o calor for muito e você estiver suando, aumente a dose de água.

Não se esqueça de comer. Priorize proteínas, castanhas, queijos e frutas. Mas, se nada disso estiver ao alcance, evite comidas muito salgadas ou muito doces. Os salgados podem deixar você com mais sede, e os doces podem levar a uma queda brusca nos níveis de açúcar no sangue.

Evite bebidas mais escuras, como vinho tinto e uísque, e fuja da tequila. Essas bebidas contêm substâncias chamadas cogêneres, que são mais propensas a causar ressaca.

Antes de dormir

Um bom banho e ar fresco certamente lhe ajudarão a dormir melhor. Se você bebeu, evite analgésicos a base de paracetamol – eles podem levar a toxicidade hepática grave. Também tome cuidado com aspirina e anti-inflamatórios não esteróides, principalmente se você tem estômago sensível.

Beba bastante água antes de dormir e lembre-se de deixar uma garrafa cheia por perto. Quando você acorda com a boca seca, é sinal de que seu corpo precisa de água. Além do que, se você estiver bem hidratado, você irá roncar menos.

E, se você sentir que está com baixos níveis de açúcar no sangue, coma algo leve antes de ir para a cama. Um pouco de suco com pão de trigo integral é uma boa pedida.

Dia seguinte

Se ainda assim você acordar com ressaca, não deixe de se alimentar no dia seguinte. Se o seu estômago aguentar, invista em ovos. Você também encontra algumas dicas de sucos para recuperação aqui no BoaForma.com.br.

Há alguns lugares que servem canja. Se você gostar, também é uma boa pedida. Não exagere no café ou nos chás.

E, quando estiver alimentado e hidratado, volte para a cama. Afinal, para aproveitar todos os dias de folia, você precisa estar com o sono em dia.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

Maneiras mais seguras de fazer sexo no Carnaval

Homofobia tende a ser maior entre pessoas que têm atração pelo mesmo sexo

Esta postagem também está disponível em: Inglês