Mais Saúde

Ficar muito tempo sentado favorece a ansiedade?

Você costuma se sentir mais ansioso depois de passar longos períodos do dia sentado, ou no trabalho, ou em ambos? Ou quando fica olhando para a tela do computador ou da televisão, jogando videogame ou até mesmo lendo? Pesquisa publicada recentemente na revista médica BMC Public Health mostra que existe uma ligação estreita entre ansiedade e longos períodos sentado.

Já falamos em alguns de nossos posts sobre como longos períodos que passamos sentados estão relacionados a outros problemas de saúde. Por exemplo, pessoas com cancro do cólon que passam mais de 11 horas por dia sentadas apresentam taxa de recorrência de câncer 45% quando comparadas com pessoas que se deslocam mais durante o dia.

Permanecer sentado por longos períodos também pode favorecer diabetes, osteoporose, doenças do coração e obesidade. E também falamos sobre como permanecer sentado pode prejudicar até mesmo os efeitos benéficos de exercícios diários.

Os resultados da pesquisa atual mostram que sentar por muito tempo ao longo do dia pode prejudicar não apenas a saúde física, mas também a mental. Os estudos foram coordenados a partir do Centro de Pesquisa sobre Atividade Física e Nutrição da Universidade de Deakin, na Austrália. Consistiram na análise estatística de nove estudo anteriores, realizados entre 1990 e 2014, e na associação entre ansiedade e longos períodos sentados, relatados nesses estudos.

Segundo os pesquisadores australianos, permanecer sentado pode resultar em efeitos metabólicos e, eventualmente, em perturbação nos padrões de sono. Também ressaltam que muitas das pessoas que permanecem sentadas ao longo de grande parte do dia se tornam sedentárias e acabam se isolando socialmente, o que pode prejudicar a saúde mental.

Mas se permanecer sentado é inevitável em seu trabalho, aqui vão algumas dicas:

– A cada meia hora, levante-se e caminhe por um minuto. É um tempo curto de exercício que poderá fazer toda a diferença em sua saúde.- Se você tem dificuldades em perceber o tempo que passa sentado, ajuste um alarme de seu relógio ou celular por exemplo, para lembrá-lo dessa pausa.

– Se não for possível caminhar neste período, ao menos levante-se e estique-se.

– Depois do trabalho, busque por espaços arborizados e caminhe junto à natureza. Como falamos em nosso último post, o contato com a natureza e exercícios em ambientes com árvores e grama têm efeitos curativos maravilhosos sobre nosso corpo e mente.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Os benefícios do chocolate escuro para as artérias

Qual é a melhor opção: correr ou caminhar?

Ficar muito tempo sentado favorece a ansiedade? was last modified: março 14th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês