cachorro na cama

Dormir com o animal de estimação faz bem ao sono?

Você dorme com seu animal de estimação em seu quarto ou em sua cama? O assunto levanta controvérsias entre médicos e veterinários, mas estudo recente mostra que, para muitas pessoas, esse hábito pode melhorar a qualidade do sono.

O estudo foi publicado em Mayo Clinic Proceedings e envolveu 150 adultos. Metade dos entrevistados possuía animais de estimação e, destes, 56% dormiam com o bicho na cama ou no quarto.

Apenas 20% dos participantes afirmaram que dormir perto do animal de estimação prejudicava o sono, enquanto 41% afirmaram que o hábito era positivo ou neutro para seu próprio bem estar. Muitos dos voluntários também disseram notar maior sensação de segurança quando estavam com o animal por perto.

Alguns entrevistados também afirmaram que uma das razões da aquisição do pet foi justamente para ajudar a relaxar à noite – em especial, pessoas solteiras ou cujos parceiros costumavam ficar longe de casa. Os que afirmaram que o bicho de estimação perturbava o sono, em geral, dormiam com mais de um animal na cama.

Outros relatórios, como os divulgados pela American Pet Products Association, mostram que cerca de metade dos donos de cães dorme com os animais de estimação, mas o percentual varia de acordo com o tamanho do cão. Entre os donos de cães pequenos, 62% dormiam com o animal na mesma cama. Entre os de grande porte, o percentual cai para 32%. Entre os donos de gatos, 62% dividiam a cama com o animal de estimação.

Cuidados

Parece haver um consenso de que, se o animal é bem comportado e bem cuidado, não existe problema em dormir no mesmo quarto ou na mesma cama que o dono. Alguns cães com comportamento agressivo ou dominante, porém, podem lhe tirar o sono. Pessoas com sensibilidade ou alergias também devem evitar esse hábito.

Se você permite que seu animal durma com você, lembre-se de manter as vacinas em dia, assim como os cuidados para evitar pulgas e carrapatos. Existe um pequeno risco de o animal transmitir alguma doença, as chamadas zoonoses, mas é pouco provável que isso aconteça em pessoas com o sistema imunológico normal.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Estudos indicam que pets fazem bem ao coração

Trabalhar em ambientes ecológicos faz bem ao cérebro

Esta postagem também está disponível em: Inglês