permanecer seguro no banco de trás do carro

Como permanecer seguro no banco de trás do carro

Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de pessoas jovens no Brasil e a segunda causa de morte considerando pessoas de todas as idades no país. Muitas vezes, as mortes acontecem por falta de um cuidado simples: o uso de cinto de segurança no banco traseiro.

“Se uma pessoa de 50 kg está em um carro a 60 km/h no banco de trás, equivale ao peso de um rinoceronte. Então, se houver uma colisão, uma redução de velocidade brusca, será esse peso de uma tonelada, que irá pra cima do motorista, caso o passageiro não use o cinto”, afirma o Dr. Antonio Meira, diretor da Associação Brasileira de Medicina do Trânsito (Abramet).

Segundo a Abramet, apenas 7% dos brasileiros sempre usam o cinto de segurança no banco traseiro. Nos EUA, esse número é de 72%. É importante ter em mente que você tem 3x mais chances de sobreviver a um acidente de carro no banco de trás se você estiver usando um cinto de segurança.

A maioria dos acidentes acontece perto de casa

 Algumas pessoas pensam que o cinto de segurança não é necessário para viagens curtas, perto de casa ou em baixa velocidade. Mas 60% dos acidentes com lesões graves ocorrem em distâncias de até 30 minutos de casa – por exemplo, entre a casa e a escola.

“Eu sou um bom motorista”

Isso é ótimo, mas você é apenas parte da equação. Existem muitos motoristas sob o efeito de drogas ou simplesmente inseguros que podem bater em seu carro do lado, ou atravessar a faixa na contramão, e você não terá tempo para reagir.

Apoiar-se não funcionará

Você pode pensar que pode usar seus braços ou pernas para se segurar em um acidente em vez de um cinto de segurança. Isso não funcionará, e você quebrará os braços ou as pernas no processo.

Ser ejetado do carro é 25 vezes mais mortal

 Sem um cinto de segurança, você pode ser ejetado como um canhão humano. Você pode atravessar o telhado, rachando o pescoço e ficando paralisado, se você sobreviver. As pessoas ejetadas do carro têm 25 vezes mais chance de morrer quando comparadas às que permanecem dentro do carro com um cinto de segurança.

Os passageiros do assento traseiro podem matar outros

 Quando você anda sem cinto no banco traseiro, você pode matar pessoas na frente ou ao lado de você, mesmo que eles estejam usando seus cintos de segurança.

Um Uber ou táxi não protege

 Muitas pessoas que usam cinto normalmente não fazem isso na parte de trás de um Uber ou um táxi. Este ainda é um problema nos EUA, mas as pessoas estão ficando mais sábias e usando cintos em qualquer carro.

Evite uma multa

 A polícia emitiu mais de um milhão de multas em 2017 por uso incorreto dos cintos de segurança (necessário para todas as pessoas no carro). A multa é R$ 195 e 5 pontos na carteira.

Use corretamente

 Se você estiver no banco do meio, também precisa usar cinto de segurança. Mesmo que demore um minuto para encontrá-lo, prenda o cinto adequado para o seu assento antes que o carro comece a se mover.

Com todos os cintos de segurança, a parte da volta deve ser colocada abaixo do seu estômago. Para cintos laterais, a parte diagonal deve se encaixar confortavelmente em sua clavícula e tórax. Nunca deve esfregar o rosto ou o pescoço, e também não se deve colocar a parte diagonal atrás de você.

As crianças precisam de cuidados especiais

 Consulte este guia fácil criado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia para obter dicas sobre como usar corretamente o cinto em qualquer idade.

Então, vamos ficar mais conscientes. Use cintos de segurança mesmo no banco traseiro e, se você é motorista, exija que todos os passageiros também o usem.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Novas tecnologias podem evitar acidentes de trânsito?

Como a movimentação pode ajudar sua saúde

Esta postagem também está disponível em: Inglês