Mais Saúde

Como o olhar canino pode aumentar nossos níveis do hormônio do amor

Você já deve ter sentido uma onda de bons sentimentos e uma conexão intensa ao olhar profundamente nos olhos de um bebê. Um dos motivos que leva a essa reação é que, nesses momentos, nossa corrente sanguínea é inundada com ocitocina, conhecido popularmente como o “hormônio do amor”. Mas isso não acontece apenas com bebês.

Estudo realizado por japoneses e publicado na última semana na revista Science mostra que é possível ter o mesmo efeito olhando para os olhos de um animal de estimação – especificamente, um cão.

Ter um animal de estimação pode trazer inúmeros benefícios à saúde: diminuímos o risco de doença cardíaca, controlamos nossa pressão arterial, melhoramos o sistema imunológico e ficamos menos propensos à depressão. Crianças que crescem em lares com cães ficam doentes com menor frequência. E os donos de cães tendem a fazer mais exercícios – já que o animal demanda por caminhadas.

Além dos benefícios físicos, a companhia de um animalzinho de estimação pode amenizar riscos à saúde psicológica – como os que vimos recentemente em pessoas que vivem sozinhas.

Amor de encher os olhos

Voltando à pesquisa: 30 voluntários foram estudados, junto com seus cães de estimação. Os 60 participantes fizeram teste de urina para medir os níveis de ocitocina. Em seguida, brincaram por 30 minutos e passaram por novo exame.

O estudo japonês mostrou que, com pelo menos 5 minutos de contato visual entre cão e tutor, os níveis de ocitocina aumentaram significativamente. Entre os animais, aumentou 130%, enquanto entre os humanos o aumento foi de 200%. E quanto maior o tempo de contato visual, maior a porcentagem de aumento do hormônio na corrente sanguínea.

Mas o efeito não é alcançado com qualquer canino. Outra parte deste mesmo estudo envolveu 5 duplas de humanos e lobos domesticados (criados em lares humanos). Os níveis de alteração de ocitocina depois da interação não foram expressivos.

Amor na prática

A ocitocina é um hormônio especial para os seres humanos. Quando os níveis deste hormônio aumentam, nossos sentimentos de amor, confiança e carinho também aumentam, ao mesmo tempo em que os níveis de estresse diminuem. É a ocitocina que ajuda as mães a criarem vínculos afetivos com seus bebês, e ela também leva homens casados a serem menos propensos à traição.

A presença de um cão pode amenizar a solidão, em especial entre as pessoas que optaram por viver sozinhas. O cão certo, adotado com responsabilidade, pode melhorar muito sua saúde e encher seus dias de amor.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Maioria dos hipertensos desconhece sua condição

Pets beneficiam a saúde humana

Como o olhar canino pode aumentar nossos níveis do hormônio do amor was last modified: março 15th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês