use seatbelts in the back seat

Como garantir a segurança dentro de veículos

cinto de seguranca

Certamente você conheceu alguém que perdeu a vida ou que perdeu algum familiar em um acidente de carro. Hoje compartilhamos uma forma simples de reduzir os riscos que passam despercebidos quando estamos dentro de veículos em movimento.

Um dos problemas comuns em acidentes envolvendo carros é o chamado “efeito canhão”. O tema foi destacado recentemente com a morte do renomado matemático John Nash Jr. (que inspirou o filme “Uma mente brilhante”). Ele e a esposa Alicia estavam no banco traseiro de um taxi, que saiu do controle e colidiu com outro veículo. Segundo as autoridades, o casal estava sem cinto de segurança. Com a colisão, foram arremessados para fora do veículo, morrendo ainda no local do acidente.O casal Nash acabou sendo vítima de um erro bastante comum. A maioria das pessoas lembra do uso do cinto apenas quando está no banco da frente do carro, e se esquece que, em caso de acidentes, a falta de cinto de um único ocupante pode ser fatal a todos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa gravidade se dá porque “um ocupante de carro sem cinto de segurança continuará a se mover na mesma velocidade que o veículo estava se deslocando antes da colisão”. A força com que a pessoa sentada no banco traseiro é arremessada neste “efeito canhão” pode ser fatal a ela e aos ocupantes dos bancos dianteiros do carro, mesmo que estes estejam de cinto.

“Em geral, 44% dos passageiros que são ejetados para fora dos veículos, total ou parcialmente, morrem, em comparação com apenas 5% dos ocupantes que estavam usando o cinto de segurança”, alerta a OMS.

Por isso, destacamos algumas dicas para manter sempre em mente:

1) Por melhor que seja o motorista, ele não está imune a acidentes. Muitos são causados por erros cometidos por outros motoristas

2) Airbags são úteis, mas não o suficiente. Para funcionar de forma eficaz, você precisa usar os cintos de segurança também.

3) O banco traseiro não é área livre de risco. Como vimos, a falta de cinto de segurança pode levar ao “efeito canhão” e ser fatal para todos os ocupantes do veículo.

Lembre-se que, no Brasil, os acidentes ao volante são a principal causa de morte prematura. Não entre para as estatísticas. Mesmo dentro da área urbana, use e incentive o uso do cinto de segurança por todos, mesmo os ocupantes do banco traseiro.

Para ver um vídeo de como esses terríveis acidentes podem acontecer clique aqui (imagens fortes) Video 1.

Para ver outro vídeo desse tipo acidentes clique aqui (imagens fortes) Video 2.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como manter-se seguro em uma boate

Esta postagem também está disponível em: Inglês