alternatives for carnaval

Como a Felicidade no Trabalho Pode Afetar sua Vida

As pessoas que vão para o trabalho em uma manhã de segunda-feira, e conseguem olhar para um ambiente de trabalho favorável e amigável, são provavelmente, menos propensos a odiar as segundas-feiras, mas além disso parece haver uma vantagem ainda mais importante para essas pessoas: elas provavelmente irão viver mais tempo.

felicidade no trabalho

 Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv começaram um estudo em 1988, onde se inscreveram um total de 820 adultos na faixa etária de 25 à 65 anos. Eles entrevistaram cada pessoa sobre seus ambientes de trabalho, enquanto monitoravam sua saúde nos 20 anos seguintes.

Os pesquisadores descobriram que o que realmente parecia fazer a diferença era a relação que o trabalhador tinha com seus colegas no trabalho, não com seus supervisores ou chefes. Pessoas que tinham boas e estáveis relações enquanto estavam no escritório pareciam viver melhor. A relação patrão-trabalhador não parecem afetar a mortalidade.

Os pesquisadores também descobriram que um fator importante era o grau de controle que as pessoas se sentiam no trabalho… As pessoas que tinham alguma liberdade sobre suas tarefas diárias, e que podiam usar seu próprio pensamento ou iniciativa no trabalho, pareciam viver melhor. Isso significa por exemplo, que pessoas fazendo linha de montagem, trabalho repetitivo e/ou com pouca escolha no que fazem a cada dia, podem estar infelizmente sofrendo um maior risco de morte.

Outro detalhe é que, esse conceito de mais prazer no trabalho equivalente a melhor sobrevida é apenas tido como verdadeiro para os trabalhadores do sexo masculino. Infelizmente, as mulheres que possuem mais controle no trabalho não sobreviveram melhor, e os pesquisadores sentiram que isso pode ser porque essas mulheres (nos últimos 20 anos, pelo menos) tinham maior probabilidade de estar em mais cargos altos, e portanto, com mais nível de estresse no trabalho.

Os pesquisadores de Israel recomendam que, especialmente agora na época da comunicação digital, que os empregadores incentivem o cara-a-cara entre funcionários, como mais “coffee-breaks” e eventos sociais da empresa onde os trabalhadores possam se familiarizar melhor com seus colegas. E dessa forma, construir um melhor sistema de apoio social a seus funcionários. Isto deve tornar seu ambiente de trabalho mais feliz, assim como pessoas mais saudáveis com uma maior longevidade.