Mais Saúde

Os Benefícios do Sexo

No dia 6/9, é comemorado o Dia do Sexo no Brasil. A data escolhida, por razões espaço-posicionais óbvias, promove o seguinte questionamento na cabeça de cada um: “Como está a minha vida sexual?”. Em 2009 o Ministério da Saúde realizou o maior estudo sobre o comportamento sexual do brasileiro, onde constatou-se diferenças comportamentais entre as faixas etárias/gênero, apontando a intenet, como o novo lugar de encontro dos brasileiros.


Uma atividade sexual saudável, envolve a escolha de um parceiro de confiança, e a utlização de métodos de proteção contra as Doenças Sexualmente Transmíssiveis – DSTs (ex.camisinha).

Desta maneira haverá uma diminuição no risco de transmissão de uma possível doença, desfrutando melhor a série de benefícios, comprovados cientificamente e empiricamente, que esta atividade oferece seja para com o corpo/mente, assim melhorando nossa qualidade de vida. Saiba agora alguns destes benefícios:

1: Sexo alivia o stress

Diminuição da pressão arterial e redução do estresse global. Pessoas que tiveram relações sexuais tiveram melhores respostas ao estresse do que aqueles que se engajaram em outros comportamentos sexuais ou se abstiveram.

2. Sexo aumenta a imunidade

Estudo da Wilkes University, mostra que ter relações sexuais uma ou duas vezes por semana tem sido associado com níveis mais elevados de um anticorpo chamado imunoglobulina A, ou IgA, que pode protegê-lo contra resfriados e outras infecções.

3. Sexo queima calorias

O sexo é uma ótima forma de exercício, queimando no mínimo 100 calorias a cada meia hora, sendo que esse valor aumenta proporcionalmente com o tempo e ao ritmo que se pratica.

4. Sexo melhora a saúde cardiovascular

Um estudo da Bristol University, constata que a freqüência de sexo não foi associada com acidente vascular cerebral em 914 homens que foram analisados por 20 anos. Os pesquisadores também descobriram que fazer sexo duas vezes ou mais por semana, reduziu o risco de ataque cardíaco fatal pela metade para os homens, em comparação com aqueles que tinham menos sexo do que uma vez por mês.

5. Melhora a intimidade sexual

Ter relações sexuais e orgasmos aumenta os níveis do hormônio oxitocina,  chamado também de hormônio amor, que ajuda no vínculo e a construir  confiança. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh e da Universidade da Carolina do Norte avaliaram 59 mulheres na pré-menopausa antes e após o uma relação sexual com seus parceiro(a) que terminou com abraço. Eles descobriram que quanto maior o contato, maior os níveis de oxitocina. “A oxitocina nos permite sentir o desejo de nutrir e de se relacionar”, disse a autora do estudo. Níveis mais altos de oxitocina também tem sido associada com um sentimento de generosidade.

6. Sexo reduz a dor

Com os picos de hormônio oxitocina, ocorre o aumenta das endorfinas, diminuindo a dor. Estudo mostrou, que 48 voluntários que inalaram oxitocina vapor e depois tiveram seus dedos picados, tiveram um abaixamento no seu limiar da dor por mais da metade. É por isso que muitas dores de cabeça ou sintomas da TPM, melhoram após o sexo.

7. Sexo Reduz Risco de Câncer de Próstata

Estudo australiano mostra que ejaculações frequentes, especialmente aos 20 e poucos anos, pode reduzir o risco de câncer de próstata mais tarde na vida.

8. Sexo ajuda a dormir melhor

A oxitocina liberada durante o orgasmo também promove o sono. Ter uma boa noite de sono está associado a manter a manutenção do peso e da pressão arteirial em um nível saudável.

Os benefícios dos sexo incluem muitos outros, como melhora da auto-estima e do aspecto da pele. Gostaríamos de saber sua opinião a respeito, sobre estes e outros possíveis benefícios do sexo. Escreva abaixo na seção dos comentários. Sua opinião é muito importante para nós!

Fonte: aboutwomenshealthissues.com

Para encontrar um médico visite o site: www.procuramed.com

Os Benefícios do Sexo was last modified: maio 9th, 2012 by