dogs oxytocin

Pets beneficiam a saúde humana

Os laços de amizade entre os seres humanos e os seus animais de estimação, são tão fortes, que por exemplo, há situações onde a herança financeira dos seus donos vai para totalmente para eles, uma pessoa com Alzheimer lembra-se do seu animal mas não do cônjuge, ou até mesmo, a construção de um monumento para um cachorro em um campus universitário.

Pets beneficiam a saúde humana Ter um animal de estimação pode ajudar você a ter uma vida mais saudável.  Levar seu cão para para passear ou dançar com seu o gato, são bons exemplos de atividades diárias que trazem grandes benefícios para ambas as partes. Veja agora alguns estudos que comprovam como esta relação pode ser benéfica:

1. Apoio emocional e social

Estudo da Miami University,  indicou que donos de cachorros, gatos e outros bichos de estimação mantêm uma relação tão estreita com as pessoas próximas como a que têm com seus animais. Especificamente os donos têm mais autoestima e estão em melhores condições físicas, além disso, tendem a ser menos solitários, são mais conscientes do que ocorre a sua volta, são mais extrovertidos, tendem a ser menos receosos e menos preocupados.

2. Melhor parceiro para caminhar

Pesquisa de 2009, do Centro de Pesquisa de Interação Homem-Animal da University of Missouri, mostrou que as pessoas que andam os cães são mais consistentes na prática de exercício regular e mostram uma maior melhora no condicionamento físico, do que as pessoas que andam com um companheiro humano. Após 12 semanas de estudo, para surpresa dos pesquisadores, os caminhantes com que fizearam o estudo com os cães (estes tendo que ir todos os diasde ônibus até o canil da cidade),  mostraram uma grande melhora no condicionamento físico, enquanto os caminhantes com parceiros humanos (amigos ou cônjuge) começaram a dar desculpas para ignorar o treino. A velocidade de caminhada entre os que caminharam com o cão aumentou 28%, em comparação com apenas um aumento de 4 % entre os caminhantes humanos.  Outros indicadores sutis de melhora, entre o grupo de passeio com cães, incluiu que eles pararam de usar bengalas e andadores.

3. Melhora Sistema Imune

Em um estudo, da University of Wiscosin Madison, mostrou que as crianças que conviviam com cães desde pequenas, tinham 14% a menos a propensos a apresentar alergias do que crianças que não conviviam (19% contra 33%) . Os pesquisadores analisaram o sangue dos bebês imediatamente após o nascimento e um ano depois, para procurar evidências de reações alérgicas, alterações da imunidade, e para as reações de bactérias presentes no ambiente. Eles também eram menos propensos a ter eczema, uma condição comum de uma pele com alergia, que causa manchas vermelhas e coceira. Além disso, tinham níveis mais altos de alguns produtos químicos do sistema imunológico – um sinal de ativação mais forte do sistema imunológico. Para o autor do estudo uma maior exposição à sujeira e alérgenos na infância, propiciam um sistema imunológico mais forte quando adulto.

Como sabemos nossos animais de estimação necessitam de cuidados especiais. É devido a esta razão, que hoje celebra-se o dia do Médico Veterinário. Este profissional da saúde, tem importante papel na promoção da preservação da saúde humana, através da diminuição do risco de transmissão de doenças dos animais à espécie humana. Caso você não tenha um animal de estimação e tenha interesse em possuir, a adoção é uma boa ótima opção.

 Foto: www.flickr.com/rafaelvilela