Mais Saúde

Acidentes de trânsito por distração crescem nos EUA

Há 40 anos, as mortes em acidentes de trânsito nos Estados Unidos estavam caindo de forma constante. Essa tendência, porém, foi interrompida há dois anos, quando os números voltaram a crescer. A causa, apontada com preocupação por autoridades governamentais e por empresas de seguros, é a distração causada pelo uso de telefone celulares ao volante.

Embora essas estatísticas sejam dos EUA, o mesmo problema está acontecendo no Brasil. Mais pessoas estão morrendo no trânsito porque desviaram o olhar da estrada, mesmo que por segundos, para checar o telefone celular. E o problema tem se agravado: especialistas em segurança afirmam que o perigo é ainda maior já que atualmente as mensagens de textos são mais utilizadas (e mais perigosas) que as chamadas telefônicas.

Pesquisas sobre acidentes de trânsito

Enviar textos durante a condução é tão perigoso porque combina os três principais tipos de distrações:

Risco de tentar ser multitarefas

Pior ainda é fazer vídeos durante a condução. Infelizmente, os números de mortes com pessoas que estavam gravando vídeos em aplicativos como Snapchat e Instagram aumentam a cada dia.

Outra preocupação dos especialistas em segurança é com jovens, que costumam ser as vítimas mais constantes. Uma das explicações é que eles costumam superestimar suas capacidades de realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo.

Motoristas distraídos não colocam em risco apenas suas próprias vidas, mas também de seus familiares, amigos e qualquer outra pessoa que esteja utilizando a via.

Alguns fabricantes de automóveis têm trabalhado no desenvolvimento de soluções que possam deixar o motorista com as mãos livres, embora especialistas em segurança não considerem essa opção a mais indicada. Mesmo que o motorista esteja com as mãos no volante, a falta de atenção e a tentativa de ser multitarefas continua sendo um risco grande.

“O problema é a carga de trabalho que colocamos sobre o cérebro”, explica a presidente do Conselho Nacional de Segurança (EUA), Deboarh Hersman.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como garantir a segurança dentro de veículos

Como a movimentação pode ajudar sua saúde

Acidentes de trânsito por distração crescem nos EUA was last modified: dezembro 19th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês