meditation

A meditação pode ajudar você a executar melhor as tarefas do seu dia

Ao longo das duas últimas décadas, a meditação deixou de ser considerada uma atividade alternativa ou espiritual para se tornar uma prática amplamente aceita pela comunidade médica. Muitas das grandes empresas já oferecem treinamento de meditação para seus funcionários como forma de melhorar o desempenho no trabalho e sua felicidade.

meditation

Uma das razões pela qual a meditação – particularmente, uma modalidade mais simples e fácil de praticar, chamada “mindfulness” (Atenção Total) – é cada vez mais aceita pela ciência médica convencional, uma vez que os pesquisadores têm mostrado melhora na função cerebral e aumento da “conectividade” desse órgão por meio das tecnologias mais recentes de mapeamento do cérebro.

Hoje, vamos focar em a apenas um dos muitos benefícios da meditação, que poderá ajudá-lo a realizar múltiplas tarefas mais facilmente.

Muitos de nós tentam conciliar várias tarefas ao mesmo tempo, mas, realmente, não realizamos um ótimo trabalho. Embora envolvidos em uma conversa presencial, podemos, também, ser atraídos para uma conversa de texto e, em seguida, ter de atender o celular.

Tentamos gerenciar tudo ao mesmo tempo, porém, é quase impossível fazê-lo bem. Vamos ver como e por que a prática da meditação pode ser útil.

Pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) desenvolveram um experimento simples, com três grupos de voluntários, sendo todos eles gerentes de recursos humanos de empresas variadas. Os pesquisadores separaram os gestores em três grupos de 12 a 15 pessoas.

Por dois meses, durante duas horas semanais, um grupo recebeu treinamento de meditação mindfulness, o outro, de técnicas corporais de relaxamento, e o terceiro grupo (o chamado “grupo de controle”) não recebeu nenhum treinamento.

No início das oito semanas, todos os gestores passaram por um teste que avaliou o desempenho deles ao realizar muitas atividades simultaneamente. Cada um dos participantes foi colocado em um escritório pessoal, equipado com laptop e celular, e, ao longo de várias horas, foram convidados a realizar algumas tarefas do mundo real, tais como agendar uma reunião com vários participantes, escrever um memorando sobre reuniões futuras, encontrar salas de conferências disponíveis e assim por diante. Às vezes, eram interrompidos por telefonemas ou por pessoas que entravam em seus escritórios.

Esse teste foi refeito após o período de formação de dois meses e o desempenho dos três grupos foi comparado. Os resultados mostraram que o único grupo com melhoria de desempenho foi o dos gestores que fizeram o curso de meditação. Os voluntários sentiram-se menos estressados durante e após a avaliação. A conclusão é a de que se concentraram efetivamente em cada tarefa antes de passarem à seguinte. Também lembravam-se melhor do que tinham feito depois que o teste fora concluído.

Basicamente, o grupo que realizou as 16 horas de treinamento da mente (mindfulness), tornou-se mais eficiente e sentiu-se menos estressado ao realizar tarefas aparentemente impossíveis e atingir vários objetivos ao mesmo tempo. Esse grupo, portanto, concentrou-se melhor em uma tarefa de cada vez, levando-as o mais próximo do término antes de mudar para uma nova atividade.

Hoje, queríamos dar aos nossos leitores uma ideia de como o treinamento da mente pode ser benéfico para a rotina diária. No próximo post, abordaremos como isso funciona e explicar, de maneira simples, como você pode meditar sozinho em casa ou no trabalho.

Precisa encontrar um(a) médico(a)? É rápido e simples! É só entrar em nosso site: www.procuramed.com

Veja também na ProcuraMed:

>>Meditação reduz risco cardiovascular em jovens

>>O papel da meditação no desenvolvimento do cérebro

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês