escrita para saude

O Processo de Aprendizagem

“Não se mate de estudar em cima da hora” Este ditado tão difundido e consagrado por nossos professores, e pouco praticado muitas vezes, está baseado no “Efeito de Espaçamento”. O efeito, descoberto há mais de um século, está ligado ao processo de consolidação de memória, no qual memórias de curto prazo são estabilizadas como de longo prazo. Os seres humanos, bem como os outros animais, são capazes de lembrar das coisas de forma mais eficaz se o aprendizado for distribuído por um período de tempo, em vez de tudo de uma vez só.

O Processo de Aprendizagem

Em um novo estudo publicado no “Journal of Neuroscience”, pesquisadores do Instituto Riken, no Japão, apresentam pela primeira vez uma explicação neurológica de tal processo.

Para entender melhor como que isto ocorre, os pesquisadores desenvolveram uma técnica baseada no fenômeno de estímulo optocinético horizontal (HOKR na sigla em inglês), um movimento de olhos compensatório que pode ser usado para quantificar os efeitos de aprendizagem motora. O estudo em ratos mostrou que os efeitos a longo prazo do aprendizado, dependem se o treinamento é feito de uma só vez ou em intervalos espaçados – este último teve efeito mais duradouro. Pesquisas anteriores sugeriam que este “efeito de espaçamento” é o produto da transferência de memória do flóculo, região do córtex cerebelar que se liga ao núcleo motor envolvido no movimento dos olhos.

Para verificar essa idéia, a equipe administrou anestésico local para o flóculo e estudou seu efeito na aprendizagem. Enquanto que os ganhos de aprendizagem em ratos que tinham sido submetidos a uma hora ininterrupta de treinamento foram eliminados, aqueles que tinham sofrido a mesma quantidade de treinamento, espaçadas durante um período de quatro horas, não foram afetados. Para explicar esta observação, os pesquisadores descobriram que o efeito de espaçamento foi prejudicado quando os ratos foram infundidos com antibióticos que inibem a síntese protéica.

“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Paulo Freire

Bons estudos!

Abstract do Artigo: CLIQUE AQUI
Abstract do Artigo Traduzido: CLIQUE AQUI

*Parte do texto extraído de globo.com

Foto: Northeast Dubois College