Mais Saúde

Ivo Pitanguy: médico brasileiro, estrela internacional

No último dia 6 de agosto, o Brasil perdeu Ivo Pintanguy. Superado na fama internacional apenas por Pelé e Carmen Miranda, segundo o The New York Times, Pitanguy morreu aos 93 anos, depois de uma vida dedicada à medicina.

Por muitas vezes, ele foi considerado o melhor e mais conhecido cirurgião plástico do mundo, motivo de orgulho entre cirurgiões dos Estados Unidos e da Europa que tiveram a chance de se especializar sob sua tutela. Pitanguy tratou de ricos e famosos, mas também ficou conhecido pelo grande trabalho gratuito que desenvolveu, especialmente com crianças com defeitos de nascimento e pessoas vítimas de queimaduras graves.

Muitas dessas crianças foram vítimas de um incêndio em um circo em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1961. Na época, ele era um dos poucos cirurgiões que possuía a formação avançada necessária para lidar com pacientes em situação tão desafiadora.

Ivo Pitanguy: Criatividade e excelência

Pitanguy terminou a faculdade de medicina após a Segunda Guerra Mundial, quando a cirurgia plástica ainda dava seus primeiros passos. Com a escolha pela especialização, ele desenvolveu técnicas que ajudaram a muitos soldados marcados e deformados pela guerra.

Para aperfeiçoar o conhecimento e avançar a formação, ele procurou os melhores cirurgiões do mundo. Estudou nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França e, durante esse tempo, começou a desenvolver a sua reputação mundial para a criatividade e excelência.

Além de fama por seu tratamento de queimaduras e deformidades, Ivo Pitanguy era conhecido por suas técnicas inovadoras em cirurgias cosméticas. Seus métodos de redução de mama e de abdominal se tornaram o padrão em cirurgia plástica. Ele foi quem popularizou o “Lift do bumbum brasileiro”. Ele também era um mestre em esconder cicatrizes abaixo da linha do biquíni.

Seu 1981, o livro Cirurgia Estética da Cabeça e Corpo se tornou uma das bíblias da cirurgia plástica. Na introdução, ele escreveu: “Após este longo período de sedimentação tranquila e elaboração, de acumulação gradual de pensamentos e ideias, me sinto à vontade para compartilhar com meus colegas, especialmente os cirurgiões mais jovens entre eles, os frutos da minha experiência”.

Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy é talvez o melhor exemplo de um cirurgião herói internacional. Ele será lembrado por aperfeiçoar os corpos de atrizes como Gina Lollobrigida e Sofia Loren, mas também por sua generosidade em compartilhar seu conhecimento com os médicos em formação, e sua extensa obra de caridade.

Este post é um lembrete de que a especialidade de cirurgia plástica é muito mais do que estética. Os cirurgiões plásticos são chamados para o trabalho tecnicamente e emocionalmente exigente, como o desenvolvido com as crianças com defeitos e pessoas desfiguradas por acidentes. Ou, como o próprio Ivo Pitanguy definiu, a cirurgia plástica “é mais profunda do que a pele, que vai dentro da alma.”

Se você quer encontrar um cirurgião plástico, ou qualquer médico do Brasil, procure em nosso site: Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Quando estiver mais velho, faça o que quiser

Pensamento positivo pode mudar expectativa de vida de idosos

Ivo Pitanguy: médico brasileiro, estrela internacional was last modified: agosto 15th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês