Mais Saúde

Remédios para pressão arterial podem afetar seu humor

Mudanças de humor são efeitos colaterais previstos em alguns medicamentos. Ente os remédios para hipertensão, os que mais estão ligados a casos de depressão em pessoas predispostas são os beta-bloqueadores. Porém, um novo estudo aponta para uma lista adicional de remédios para pressão arterial que estão relacionados a casos de depressão e de mudança de humor.

O estudo foi realizado ao longo de cinco anos por pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia. Os resultados acabam de ser publicados na revista Hypertension.

Os pesquisadores coletaram dados sobre mais de 144.000 pessoas que estavam tomando um dos quatro tipos de medicamento para pressão arterial. Os dados foram comparados com os registros de outras 112.000 pessoas que não estavam tomando os medicamentos.

A análise observou quantas pessoas nos diferentes grupos foram hospitalizados por um grande transtorno de humor, como depressão ou transtorno bipolar, durante os cinco anos do estudo. Os resultados para os quatro tipos diferentes de medicação de pressão arterial mostraram que:

1) As pessoas que tomam “beta-bloqueadores” ou “bloqueadores dos canais de cálcio” têm 2 vezes mais chances de serem hospitalizadas por transtorno de humor do que as pessoas que não tomam medicação de pressão arterial.

2) As pessoas que tomam ”inibidores da ECA “ ou “bloqueadores dos receptores da angiotensina” têm chance 53% menor de serem hospitalizados por transtorno de humor.

3) As pessoas que tomam “diuréticos” não apresentaram alteração na taxa de hospitalização por transtornos de humor.

Note-se que a chance de hospitalização é baixa, o que significa que poucas pessoas de qualquer um desses grupos chegaram a ser hospitalizadas por problemas mentais. Mas, ainda assim, havia diferenças claras entre os tipos de medicação.

Se você toma remédios para pressão arterial

Um resultado muito positivo desta pesquisa é que dois tipos de medicamentos—”inibidores da ECA” ou “bloqueadores dos receptores da angiotensina”—parecem proteger as pessoas dos problemas de humor. Os pesquisadores estão investigando se esses medicamentos podem levar a novos tratamentos para a depressão.

A pesquisa não é 100% conclusiva, mas dá alguns resultados interessantes a considerar se você toma medicação para pressão e apresenta problemas de humor. Se você toma medicamentos para pressão arterial e têm tendência à depressão, transtorno bipolar ou outro grande problema humor, é importante que você discuta esse assunto com seu médico. Você pode descobrir se o tipo de medicação que você está tomando poderia tornar você mais ou menos propenso a problemas de humor.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

O melhor exercício para baixar a pressão arterial

O que tem mais efeito sobre a pressão arterial: sal ou açúcar?

Remédios para pressão arterial podem afetar seu humor was last modified: outubro 29th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês