aptidão física medir

Uma maneira simples de medir sua aptidão física

Em nosso último post, discutimos a situação de que muitas pessoas não “respondem” bem a certos tipos de exercícios. Essas pessoas podem tentar um tipo de programa, como andar de bicicleta, e realmente não sentem muito avanço em seus níveis de aptidão.

Mas como é possível medir seu próprio nível de aptidão física? Provavelmente você tem uma ideia geral de como se sai em determinados tipos de exercícios. Hoje vamos ajudar você a saber seu nível de uma maneira mais fácil e objetiva.

O que estamos falando hoje é como medir sua aptidão “aeróbia”, que é a que se relaciona diretamente com sua saúde cardiovascular. Existem outros testes para outras aptidões, como força e flexibilidade, que não entram nessa avaliação.

Uma maneira fácil de avaliar sua saúde cardiovascular é medir o seu pulso antes e depois do exercício. Em geral, quanto mais lenta for a frequência cardíaca de repouso de uma pessoa (antes da atividade), melhor será a sua aptidão cardiovascular. Na verdade, há estudos que mostram que, em geral, quanto mais lenta a frequência cardíaca de repouso de uma pessoa, maior a sua vida útil.

Por que uma frequência cardíaca de repouso mais baixa é boa?

O coração é um músculo e, assim como outros músculos, ele se torna mais forte com o exercício. Um coração mais forte empurra mais sangue com cada contração. Da mesma forma, um coração mais fraco precisa bombear mais rápido para empurrar a mesma quantidade de sangue. Por isso, nas pessoas com melhor aptidão física, o coração bate mais lentamente.

Teste simples de aptidão física

Este teste foi descrito pelo Dr. Brendon Gurd, da Universidade de Queensland (Canadá), o autor principal do estudo discutido no último post. O indicado é que você faça esse teste antes de iniciar um programa de exercícios e repita depois de um mês ou mais, para ver se seu desempenho melhorou.

1) Suba rapidamente vários lances de escada e, em seguida, verifique seu pulso. Você também pode entrar e sair rapidamente dessas caixas encontradas em academias, por 4 vezes. Para medir sua pulsação, pressione levemente seu polegar sobre o pulso.

2) Repita o teste após um mês. Tente combinar a mesma velocidade e número de passos do primeiro teste. Se sua aptidão melhorou, seu pulso deve ser mais lento do que era.

3) Você pode fazer uma média realizando o teste algumas vezes em períodos diferentes (mas é importante certificar-se de estar em repouso antes de repetir o teste).

Se você quiser resultados mais exatos sobre sua condição física, procure um cardiologista ou especialista em medicina esportiva. O profissional pode indicar a você um teste de esteira, onde seu “VO2 max” é medido. Nesse teste, você usa uma máscara de oxigênio enquanto está na esteira, e o VO2 max mostra quão eficientemente seus músculos estão usando oxigênio e quão bem seu coração está bombeando o sangue em seu corpo.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

HIIT: O exercício intervalado de alta intensidade

5 maneiras de combater o mal que todo homem tem medo

Esta postagem também está disponível em: Inglês