Mais Saúde

O exercício HIIT pode manter suas células mais jovens?

Uma mitocôndria ... poder dentro de suas células

À medida em que envelhecemos, notamos mudanças externas, como rugas e redução da força, mas o que acontece no nível de nossas células acaba despercebido. O fato é que elas mudam também, e hoje apresentamos a melhor maneira de retardar ou mesmo reverter algumas mudanças do envelhecimento dentro de nossas células musculares—exercícios HIIT.

As células musculares precisam de “combustível” para funcionar bem, para contrair. Dentro de nossas células, existem minúsculas estruturas chamadas mitocôndrias (foto acima), que atuam como usinas e fornecem a energia necessária para o funcionamento. As células musculares precisam de muita energia e, à medida em que envelhecemos, as nossas mitocôndrias ficam menos eficientes na produção de “combustível”. Assim, nossos músculos não funcionam tão bem.

Enquanto os cientistas sabem que o exercício diminui doenças e deficiências em geral, não se sabe muito sobre como o exercício muda nossas células. Uma crença comum entre os fisiologistas é que, se pudermos, de alguma forma, manter nossas mitocôndrias funcionando bem à medida que envelhecemos, nossas células (incluindo as células musculares) também funcionarão melhor.

Pesquisa sobre exercício e mitocôndrias

Pesquisadores da Mayo Clinic (Minnesota, EUA) publicaram um estudo recente para determinar qual tipo de exercício mantém nossas mitocôndrias mais saudáveis ​​à medida em que envelhecemos. Com mitocôndrias mais saudáveis, mantemos também nossa força muscular.

Participaram do estudo 72 homens e mulheres saudáveis ​​e sedentários. Os voluntários foram classificados em duas faixas etárias: pessoas mais jovens (menos de 30) e pessoas mais velhas (mais de 64). Todos foram divididos aleatoriamente em 4 grupos.

Por 12 semanas, cada grupo precisava fazer um programa de exercícios específicos 3 vezes por semana. O primeiro grupo realizou treinamento vigoroso com pesos. O segundo fez treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT), composto por 4 minutos de pedalada rápida em uma bicicleta ergométrica seguidos de 3 minutos de pedalada sem esforço (esta sequência foi repetida 3 vezes). O terceiro pedalou em bicicletas ergométricas em um ritmo moderado por 30 minutos, com dias alternados de levantamento de peso fácil. O quarto grupo não fez exercícios.

Todos os voluntários realizaram exames extensivos de sangue no início e no final do estudo. Eles também se submeteram a biópsias musculares para estudar as mitocôndrias de células musculares, incluindo seus genes.

HIIT levou a melhores resultados

O grupo que apenas fez o levantamento de peso, sem surpresa, teve o melhor crescimento de massa muscular. Por outro lado, o grupo que fez HIIT teve melhoria significativa na resistência e nos genes das mitocôndrias de seus músculos, assim como funcionamento mais saudável e maior número de mitocôndrias ao final do estudo.

Estes resultados foram consistentes tanto para o grupo jovem quanto para o grupo mais velho. Surpreendentemente, o grupo mais velho mostrou uma melhora muito maior com o treinamento HIIT do que o grupo jovem.

De acordo com o autor sênior do estudo, Dr. Sreekumaran Nair, “o declínio na saúde celular dos músculos associados com o envelhecimento foi ‘corrigido’ com o exercício, especialmente se era intenso”. Isso aconteceu porque “as células das pessoas mais velhas responderam mais fortemente ao exercício intenso do que as células dos jovens”.

Isso sugere que, se você quiser manter suas células musculares em ótimas condições à medida em que envelhece, considere o treinamento HIIT. Como esse treinamento envolve práticas mais intensas, o ideal é que você consulte seu médico antes de iniciar. E lembre-se, como o próprio estudo mostrou: nunca é tarde demais para começar a se exercitar!

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

HIIT: O exercício intervalado de alta intensidade

Exercícios intervalados de alta intensidade também para terceira idade

O exercício HIIT pode manter suas células mais jovens? was last modified: abril 19th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês