Mais Saúde

Vitamina D com cálcio aumenta expectativa de vida de idosos

Um novo estudo, publicado no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, mostrou que idosos que tomam suplementos de cálcio e vitamina D, em conjunto, podem ter uma expectativa de vida maior do que aqueles que não ingerem quantidades suficientes dos nutrientes.

A pesquisa, feita pela Universidade da Aarhus, na Dinamarca, constatou uma redução em até 9% nas chances de mortalidade naqueles que ingeriram os suplementos durante um período de três anos. O estudo envolveu mais de 70.000 idosos,  86% mulheres, e que apresentavam idade média de 70 anos.

De acordo com a pesquisa, esse benefício foi encontrado com a ingestão diária de suplementos contendo de 10 a 20 microgramas de vitamina D e 1.000 miligramas de cálcio — quantidades correspondentes às recomendações do Ministério da Saúde do Brasil. O estudo ainda observou que, sozinho, o suplemento de vitamina D não tem impacto sobre a redução da mortalidade. Os autores da pesquisa chegaram a essa conclusão após analisarem outros oito estudos clínicos sobre os efeitos de suplementos de vitamina D e de cálcio sobre a saúde do indivíduo.

O Dr. Lars Rejnmark, coordenador do estudo, disse que mesmo que uma diminuição de 9% em relação ao risco de morte possa parecer um benefício pequeno, essa já é de grande importância para com a população de idosos. Ele considera isso, em virtude de haver poucas intervenções conhecidas capazes de reduzir a mortalidade entre pessoas dessa faixa etária, sendo que a principal delas é o fim do tabagismo.

Para os pesquisadores, embora estudos anteriores tenham mostrado que a combinação desses dois suplementos possa evitar a osteoporose entre idosos, principalmente do sexo feminino, isso não explica a diminuição da mortalidade. Segundo Rejnmark, pode ser que os suplementos ajudem a reduzir a incidência de mortes por câncer, mas são necessários outros trabalhos para que essa hipótese avaliada.

Vale ressaltar que a decisão de iniciar a utilização de qualquer tipo de suplemento, deve ser realizada em conjunto com o seu médico. Caso você necessite encontrar um médico, é possível fazê-lo através do nosso site: www.procuramed.com. É rápido simples e sem custo.

Saiba mais sobre o cálcio e a vitamina D

Cálcio: pode ser encontrado em alimentos como os laticínios, alguns vegetais, especialmente os de folhas verdes (brócolis, couve-flor e repolho roxo), peixes como sardinha e salmão, feijão, entre outros. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de 1.000 miligramas de cálcio ao dia para adultos e de 700 miligramas para crianças de 7 a 10 anos.

Vitamina D: promove a absorção do cálcio pelo organismo após a exposição solar. 90% da vitamina D que precisamos vem da exposição ao sol. A deficiência da vitamina pode provocar raquitismo, alterações no crescimento e nos ossos, além de reduzir a imunidade. A vitamina D está relacionada ainda ao bom funcionamento do coração, do cérebro e da secreção de insulina pelo pâncreas. A presença significativa da substância é vista em poucos alimentos, como fígado, óleos de peixes gordurosos e gema de ovo.

Foto: Google

Vitamina D com cálcio aumenta expectativa de vida de idosos was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês