vinho tinto e saúde

Vinho tinto pode ajudar a saúde cardiovascular em diabéticos

O consumo de bebidas alcoólicas pode não ser uma boa ideia para diabéticos. Porém, pesquisa recente publicada na revista Annals of Internal Medicine (EUA) mostra que beber um pouco de vinho tinto diariamente pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular de pessoas que sofrem com a doença.

O estudo foi realizado por pesquisadores de Israel, Europa e EUA e envolveu 224 homens e mulheres diabéticas com idade entre 40 e 75 anos. Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos.

Ao primeiro grupo, foi dito para beber apenas água mineral no jantar. Para o segundo grupo, foi pedido que bebesse 150ml do vinho branco no jantar. E, para o terceiro, que bebesse a mesma quantidade de vinho, porém tinto. A bebida de todos foi fornecida pelos pesquisadores. Todos passaram por exames físicos e de sangue no início do estudo, depois de um ano e depois de dois anos.

A maioria dos voluntários não consumia álcool regularmente antes da pesquisa. Depois de dois anos, os resultados mostraram que os bebedores de vinho tinto e branco apresentaram melhores níveis de triglicérides e de glicose em jejum em comparação com o grupo que só bebia água mineral. Além disso, um benefício adicional para os bebedores de vinho tinto foi que apenas eles melhoraram também os níveis de colesterol HDL (“bom colesterol”) em cerca de 10%.

Os voluntários que beberam vinho, tanto tinto quanto branco, relataram também melhoria na qualidade do sono. Em comparação aos voluntários que beberam apenas água, os outros dois grupos não apresentaram mudança na pressão arterial.

É importante observar que todos os participantes acabaram seguindo uma dieta mediterrânica saudável, que enfatiza peixes, grãos integrais, frutas, legumes, castanhas, feijão e azeite de oliva.

Se você é diabético, gosta de vinho, mas tem medo de consumir, procure seu médico. Em especial o vinho tinto possui níveis mais elevados de polifenóis antioxidantes importantes para a saúde. E quanto à dieta, mantenha em mente que a dieta mediterrânea é saudável tanto para diabéticos quanto para os que não sofrem com essa doença.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como o ajuste do horário da caminhada pode ajudar na prevenção de diabetes

Arroz branco aumenta o risco de diabetes tipo 2

Esta postagem também está disponível em: Inglês