Mais Saúde

Uma maçã ou pera por dia pode proteger contra o AVC

Um novo estudo holandês publicado na revista AVC, do Jornal da Associação Americana do Coração, concluiu que comer uma grande quantidade de frutas/verduras de cor branca, pode proteger contra o AVC (acidente vascular cerebral), popularmente conhecido como derrame. De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia, o AVC é a maior causa de internação no Brasil. Tanto que a doença já afetou quase 85 mil pessoas no país só no primeiro semestre deste ano.

Embora estudos anteriores já tivessem ligado que o alto consumo de frutas/vegetais diminui o risco de AVC, o trabalho dos pesquisadores é o primeiro a examinar associações de grupos de cores com o AVC.  A cor da parte comestível de frutos e vegetais reflete a presença de fitoquímicos benéficos, como carotenóides e flavonóides.

Os pesquisadores examinaram a ligação entre o consumo de grupo de cor de frutas/vegetais  com a incidência de casos de AVC, em um estudo de base populacional de 20.069 adultos, com idade média de 41. Os participantes estavam livres de doenças cardiovasculares no início do estudo e preencheram um questionário, de 178 itens, sobre a frequência alimentar do ano anterior.

As frutas e verduras foram classificados em quatro grupos de cor:

Verde – incluindo verduras escuras, couves e alfaces
Laranja/amarela- que eram em sua maioria frutas cítricas
Vermelho/roxo – que foram principalmente vegetais vermelhos
Branco – dos quais 55 % eram maçãs e pêras

Durante os 10 anos, 233 casos de AVC foram documentados. Os grupos Verde, laranja/amarelo e vermelho/roxo  não foram relacionados com AVC, no entanto, o risco de incidência de AVC foi de 52 % mais baixo para as pessoas com alta ingestão de frutas-vegetais brancos, em comparação com as pessoas que tiveram uma baixa ingestão. A cada aumento de 25 gramas/dia, de consumo de frutas/vegetais brancas, foi associado com uma diminuição de 9% risco de AVC. Em média uma maçã tem 120 gramas.

“Para prevenir o AVC, pode ser útil para consumir quantidades consideráveis de frutas brancas e legumes”, disse Linda M. Oude Griep, principal autor do estudo de pós-doutorado em nutrição humana da Wageningen University da Holanda. No entanto, outras frutas e grupos de cor vegetais pode proteger contra outras doenças crônicas. Portanto, ela diz que é muito importante consumir uma grande quantidade de frutas e legumes de todos tipos de cores. Maçãs e peras são ricos em fibras alimentares e um flavonóide chamado quercetina. Os outros alimentos na categoria branco foram: bananas, couve-flor, chicória e pepino. Batatas foram classificados como amido.

Leia também: Esperar para dormir, 1 hora após a janta, pode reduzir risco de AVC

 

Uma maçã ou pera por dia pode proteger contra o AVC was last modified: junho 17th, 2016 by