Mais Saúde

Uma boa noite de sono pode te ajudar a perder peso

Você já teve dias em que dormiu mal, menos de seis horas por noite? Talvez, estivesse festejando muito, ou em férias, ou, pior, estressado com um problema em casa ou no trabalho.

Não importa o motivo e, sim, o fato de que um estudo recente aponta que o sono de má qualidade, mesmo que por apenas cinco noites consecutivas, leva ao aumento de peso em, pelo menos, um quilo.

Pode parecer estranho: dormir menos e ganhar peso. Porém, esta é a conclusão de vários estudos realizados na última década sobre o tema, com resultados válidos tanto para crianças, como para os adultos. Alguns especialistas em saúde pública acreditam que o sono inadequado pode ser um dos fatores que contribui para com a epidemia de obesidade.

O estudo mais recente, liderado por Rachel R. Markwald, da Universidade do Colorado (EUA), e publicado em 11 de março, na revista Proceedings of the National Academy of Science, foi especialmente bem delineado.

Os pesquisadores selecionaram 16 jovens adultos, saudáveis, entre homens e mulheres, e os confinaram em um quarto por duas semanas. O grupo foi controlado diariamente, durante 24 horas. Foram medidas as calorias de cada porção de comida ingerida – classificada em gordura, carboidrato e proteína – e observados os horários escolhidos individualmente para cada refeição.  Os voluntários podiam comer à vontade, mas, os pesquisadores controlaram as luzes e os horários de sono.

Foi medida, ainda, a quantidade de oxigênio e gás carbônico presentes nos quartos, o que mostrou quanta energia os voluntários gastaram no período de confinamento.

Metade do grupo teve o sono restrito a apenas 5 horas, durante 5 dias, enquanto a outra metade pode dormir até 9 horas por noite. No meio do estudo, os horários de sono dos grupos foram invertidos.

Estas são as principais conclusões da pesquisa:

1. Após 5 dias de privação de sono, o ganho de peso foi de 0,82 Kg, sendo que as mulheres engordaram mais que os homens.

2. Durante os dias de privação de sono, os indivíduos queimaram um extra de 111 calorias por dia, mas comeram demais durante o período do estudo, levando ao aumento do peso.

3. Durante os dias de privação de sono, os voluntários escolheram dietas mais pobres, isto é, consumiram mais carboidratos (açúcares) e gorduras. As refeições noturnas eram feitas muito tarde e os itens selecionados para café da manhã – depois da noite mal dormida – também não eram muito saudáveis.

Os pesquisadores acreditam que essas mudanças alimentares foram causadas, em parte, pela perturbação do relógio biológico natural do corpo, que tem se mostrado, em trabalhadores noturnos, por exemplo, um condutor do aumento da fome.

A privação de sono, realmente, altera as células de gordura do organismo humano, tornando-o menos sensíveis à insulina. Essa perda de sensibilidade à insulina faz com que as células de gordura cresçam e, com elas, as chances de sofrer de obesidade e diabetes.

Este estudo lhe dá mais um motivo para passar boas noites de sono (de 7h a 8 horas para a maioria das pessoas). Dormir bem, especialmente, as mulheres, ajuda a manter o peso sob controle!

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

*Malhar pode ajudar você a dormir melhor

*Computador antes de dormir prejudica o sono. Será?

 

 

Uma boa noite de sono pode te ajudar a perder peso was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês