Mais Saúde

Um bom motivo para comer abacate

Você tem medo de incluir o abacate em sua dieta? Acha que é muito calórico? Pesquisa recente aponta que o consumo do fruto pode ajudar a reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue.

O estudo foi realizado por pesquisadores nos Estados Unidos e na Austrália e publicado no Journal of the American Heart Association. Participaram 45 voluntários, homens e mulheres, com sobrepeso ou obesos e com idade entre 21 e 70 anos. Os voluntários tiveram seus níveis de LDL medidos depois de passarem por uma dieta de baixo teor de gordura, com e sem abacates adicionados.

A dieta reduziu o colesterol mau em todos. Os resultados, porém, foram melhores para os que comeram um abacate por dia ao longo do estudo. Para este grupo, houve uma redução adicional de 10% nos níveis de LDL.

Confira outras vantagens nutricionais do abacate:

  1. São repletos de gordura saudável

Abacates são ricos em gordura, mas gordura do melhor tipo para nosso organismo. Ela ajuda, não causa danos. A riqueza das gorduras encontradas no fruto é semelhante à encontrada em azeite de oliva e em castanhas.

  1. Mais potássio que banana

Um erro comum cometido pelas pessoas é exagerar em sódio e consumir pouco potássio. Ao contrário do sódio, o potássio estabiliza a pressão arterial e reduz o risco de sofrermos um acidente vascular cerebral. Em um único abacate, temos até 800 miligramas de potássio – em uma banana grande, não temos mais que 500 mg. Além disso, abacates contêm baixas concentrações de sódio e açúcar.

  1. Rico em antioxidantes, carotenóides e luteína

Carotenóides geralmente são associados a vegetais e frutas de cores vivas, como cenoura e tomate. O abacate, entretanto, contém luteína e uma diversidade incrível de carotenóides, incluindo o alfa e o beta-caroteno e alguns tipos raros e saudáveis de carotenóides que não são encontrados com facilidade em outros alimentos.

  1. Elevado teor de proteína para uma fruta

Um abacate contém de 4 a 6 gramas de proteína. Não é uma quantidade enorme, mas é bastante considerável para uma fruta.

  1. Fonte de fibras e vitaminas

Um abacate contém cerca de metade das necessidades diárias de fibras, além de ser uma fonte rica em vitaminas C, E, K e várias vitaminas do complexo B.

  1. Bom para o coração, artrite, açúcar no sangue e até câncer

Vários estudos ainda não comprovados sugerem que as propriedades anti-inflamatórias do abacate são úteis para condições de artrite. A fruta também tem baixo índice glicêmico, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. E pesquisas em andamento apontam que seus altos teores de antioxidantes e fibras podem diminuir o risco de alguns tipos de câncer.

E você, já comeu abacate hoje?

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

O que é mais saudável: suco ou refrigerante?

Os benefícios do chocolate escuro para as artérias

Um bom motivo para comer abacate was last modified: março 15th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês