peixe cerebro

Suplementos de óleo de peixe diminuem riscos de doença mental em jovens

Comer peixe ou tomar suplementos de óleo de peixe leva a efeitos maravilhosos na saúde. Talvez o mais significativo deles seja o efeito que fazem sobre o cérebro. Hoje compartilhamos resultados de um estudo de sete anos que mostram esses benefícios, em especial nos casos de esquizofrenia em jovens.

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que costuma exigir medicação diária. Os primeiros sintomas, muitas vezes, aparecem no final da infância. Estudo realizado por pesquisadores australianos e europeus observou se a dieta diária suplementada com óleo de peixe poderia evitar a esquizofrenia em jovens adultos com alto risco de desenvolvê-la.

Foram estudadas 81 pessoas que, no início da pesquisa, estavam com idade entre 13 e 25 anos. Entre os sintomas apresentados estavam alucinações transitórias ou pensamento delirante, falhas em casa, na escola ou no trabalho, e forte histórico familiar de transtorno mental.

No início do estudo, metade dos participantes recebeu suplementação de óleo de peixe por três meses. O produto usado foi uma combinação de ácidos graxos ricos em ômega-3 e encontrados com facilidade em farmácias e lojas de suplemento: 700 mg de ácido eicosapentaenóico (EPA) e 480 mg de ácido docosa-hexaenóico (DHA). A outra metade dos voluntários recebeu comprimidos de placebo.

Sete anos mais tarde, todos os 81 indivíduos foram novamente estudados. Verificou-se que, no grupo que recebeu o placebo, 40% desenvolveram todos os sintomas de esquizofrenia. Entre os que tinham recebido a suplementação, menos de 10% se tornaram esquizofrênico. Além de esquizofrenia, outros transtornos mentais também se mostraram menos frequentes neste grupo.

O período da adolescência é fundamental para o desenvolvimento do cérebro. Por isso, os pesquisadores acreditam que os suplementos de ácidos graxos ajudaram a estabilizar as células cerebrais dos adolescentes voluntários.

Benefícios reforçados

Vários estudos mostram os benefícios dos óleos de peixes ricos em ômega-3 para o cérebro. Eles ajudam a regenerar as células cerebrais, diminuem a inflamação e melhoram o desempenho dos neurotransmissores. Também ajudam a melhorar o efeito de medicamentos antidepressivos.

Pessoas que não apresentam nenhuma alteração cerebral também podem se beneficiar com o uso desses suplementos. Jovens adultos que usam óleo de peixe apresentam melhor memória de curto prazo. Além disso, comer peixe ou tomar suplementos ajuda a manter a saúde dos olhos e do coração. E muitos estudos em andamento testam suplementos de ômega-3 na tentativa de retardar o aparecimento de demência e de Alzheimer.

Depois de tantos motivos, não seria uma má ideia incluir mais peixe em sua dieta diária. Mas se você não é fã de pescados, tente os suplementos, que são óleos encapsulados sem cheiro e sem gosto, que levam os benefícios direto para seu organismo.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Os benefícios do ômega 3

Mulheres grávidas que tomam ômega-3 têm bebês mais saudáveis

Esta postagem também está disponível em: Inglês