foods that increase inflammation

Saiba quais alimentos diminuem e quais favorecem inflamações

alimentos-antiflamatorios

Alguns tipos de inflamação que acontecem dentro o nosso corpo, quando perduram por muito tempo, podem levar a doenças crônicas. Diferentes das inflamações de pele (que ficam vermelhas, inchadas e associadas a uma infecção), as inflamações internas são silenciosas e ocultas. Elas podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, cancro e até mesmo depressão e Alzheimer. Mas você sabia que é possível aliar uma boa alimentação à prevenção dessas inflamações?

Com frequência, vemos anti-inflamatórios, como a aspirina, sendo usados no tratamento de inflamações. Alguns alimentos possuem o mesmo efeito – comprovado por cientistas por meio da medição de certos marcadores sanguíneos, como as citocinas.

Confira alguns desses alimentos e como ingerí-los da melhor forma:

Vegetais escuros e coloridos: Neste grupo, destacam-se o tomate e folhas de coloração verde mais escura.

Frutas: Em especial as berries (morango, amora, mirtilo, framboesa). Indica-se o consumo diário e variado, misturando porções de frutas coloridas e vegetais escuros e de cores variadas também.

Óleos saudáveis: Para adicionar aos alimentos já prontos, o mais indicado é o azeite. Para cozinhar, indica-se óleo de canola.

Chás: Os mais recomendados contra inflamações são os que concentram mais anti-oxidantes: branco, verde e preto. As chás de ervas podem trazer benefícios, mas em outras áreas.

Peixes: Especialmente gordos, como salmão e atum. Mas tenha cuidado: muitos peixes importados podem estar contaminados com metais pesados ​​e poluentes.

Castanhas: Todos os tipos são bons, mas amêndoas e nozes são as que apresentam melhores resultados anti-inflamatórios.

Especiarias: Além de dar aquele sabor especial, cravo, canela, açafrão, curry, gengibre, orégano e alecrim são grandes aliados contra inflamações. Alho também é uma boa pedida.

Alimentos que aumentam a inflamação

Assim como há alimentos que ajudam a diminuir quadros inflamatórios, há os que aumentam os níveis de inflamação no corpo e que podem levar a doenças crônicas. São eles:

Gorduras saturadas, gorduras trans e ácidos graxos ômega-6: Encontrados em carnes vermelhas, fastfoods e frituras, margarinas, alimentos processados, carnes frias e snacks embalados.

Açúcar: Puro ou concentrado em refrigerantes e sucos de frutas embalados.

Carboidratos refinados: Nessa categoria entram pão branco, arroz branco, massas com farinha branca (especialmente as cozidas por mais tempo e não al dente).

Por isso, quando você quiser comer pães e massas, dê preferência aos integrais, incluindo arroz e massas com grãos inteiros e al dente. Feijões e lentilhas também podem ser bons substitutos.

Os alimentos anti-inflamatórios não agem tão rapidamente no organismo como remédios. Mas se você inseri-los em sua dieta diária, você perceberá resultados e, a longo prazo, irá desfrutar dos benefícios que seu corpo mais precisa.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Foods that Fight Inflammation (Harvard School of Public Health, em inglês)

Leia também na ProcuraMed:

Como a redução do sal na dieta pode melhorar sua saúde

Um bom motivo para comer abacate

Esta postagem também está disponível em: Inglês