microwave cooking safe

Saiba como usar o microondas para preparar alimentos nutritivos

microondas legumes

Você fica na dúvida se o cozimento de alimentos no microondas faz mal à saúde? Não sabe se os legumes perdem vitaminas e nutrientes? Se sua preocupação é essa, pode ficar tranquilo. Um estudo publicado recentemente em Harvard Health Letter mostrou que cozinhar no microondas não é apenas saudável, mas “mantém mais vitaminas e minerais do que quase qualquer outro método de cozimento”.

A primeira informação a ter em mente é a de que o cozimento, usando qualquer método, reduz o teor de alguns nutrientes, como vitaminas C e B12, que são particularmente sensíveis ao calor. Mas como o tempo de cozimento é significativamente mais reduzido que em outros métodos, a perda desses nutrientes é amenizada.

Há outros nutrientes, entretanto, que são potencializados no cozimento. Por exemplo, quando cozinhamos vegetais coloridos, como tomate e cenoura, seus antioxidantes são liberados e melhor absorvidos em nosso organismo.

Mas antes de sair colocando tudo pra cozinhar, separamos algumas dicas pra você usá-lo da melhor forma possível:

1) Adicione uma quantidade mínima de água

Desta forma, a comida é essencialmente cozida no vapor dentro do microondas (e vapor também é uma boa maneira de cozinhar legumes).

2) Use um recipiente seguro e com tampa solta

Remova qualquer embalagem, incluindo plástico ou isopor, que estiver em torno do alimento. Use um prato seguro, de vidro ou de cerâmica, ou um prato de papel branco simples. Evito ao máximo o uso de plásticos – além de não serem tão seguros, eles libertam substâncias cancerígenas na comida. Para evitar acidentes, não use recipientes com tampa vedada. Para ajudar a reter os nutrientes, você pode cobrir o alimento com uma toalha comum de papel branco.

3) Espalhe a comida e deixe o centro do prato vazio

Um problema com fornos de microondas é que os alimentos acabam preparados de forma desigual. Para evitar que as beiradas cozinhem demais e o centro fique cru, espalhe o alimento pelo prato e deixe o centro vazio. Tente colocar os alimentos mais pesados, como o talo do brócolis, virados para a beirada do prato. Assim, eles cozinham mais uniformemente.

4) Mexa pelo menos uma vez durante o cozimento

Agitar e mexer a comida pelo menos uma vez durante o ciclo de preparação ajuda a cozinhar mais uniformemente.

Agora que você já sabe como usar o microondas para preparar alimentos saudáveis, lembre-se de comer ao menos 5 porções ao dia. Prefira vegetais de cor verde escura, mas lembre-se de misturá-los a vegetais coloridos também. Se você gosta de alimentos crus, não há problema algum. E se quiser tentar outra forma saudável de cozimento, experimente o vapor.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Dietas vegetarianas com peixes podem diminuir risco de câncer de cólon

O que é a Dieta Paleolítica?

Esta postagem também está disponível em: Inglês