probiotics can help mood

Probióticos podem melhorar seu humor?

probioticos e saude

O funcionamento do seu intestino influencia seu humor? Embora poucas pessoas sintam-se a vontade para falar sobre o assunto, há uma ligação muito forte entre as colônias de bactérias que habitam nosso sistema digestivo e as alterações de humor que temos ao longo dos dias. É o que aponta estudo recém-publicado na revista médica Brain, Behavior, and Immunity.

A pesquisa, realizada na Universidade de Leiden e na Universidade de Amsterdam (Holanda), envolveu 40 jovens adultos e saudáveis, divididos em dois grupos. Ao longo de quatro semanas, 20 voluntários receberam suplemento de probióticos (Lactobacillus e Bifidobacterium-bacterianas, comumente adicionados a alguns iogurtes), e os outros 20 receberam placebo.

Até o final do estudo, nem as pessoas que receberam suplementos nem os pesquisadores sabiam o que cada voluntário estava tomando [na pesquisa médica, isso é chamado de estudo “duplo-cego”, considerada a melhor forma de conduzir uma pesquisa]. Depois de quatro semanas, todos os participantes foram submetidos a testes psicológicos para medir quão suscetíveis estavam à tristeza.

Usando o “índice de Leiden da escala de sensibilidade à depressão”, os resultados mostraram que as pessoas que tomaram os probióticos ficaram significativamente menos propensas a tornarem-se deprimidas e terem pensamentos negativos frente a algumas situações tristes. Basicamente, o estudo sugere que quanto maior o número e a variedade de bactérias no intestino de uma pessoa, mais saudável e mais resistente é o seu estado mental.

Embora possa parecer difícil de acreditar, este não foi o primeiro estudo a chegar a esta conclusão. Pesquisas realizadas nos últimos 10 anos chegaram a conclusões semelhantes e mostram a ligação real entre intestino e cérebro. Mas como isso acontece?

Algumas pesquisas sugerem que as bactérias encontradas em nossos intestinos produzem substâncias químicas e sinais hormonais que influenciam nossa reação frente ao estresse. Experiências feitas com ratos mostraram que essas bactérias levam à redução na produção de corticosteróides, hormônios fortemente vinculados ao estresse.

Muitos estudos sobre esse assunto ainda estão em andamento. Mas se você quiser testar pessoalmente o efeito de probióticos em seu humor, escolha um suplemento ou um iogurte com cultura ativa. Tome por um mês e avalie os resultados. É pouco provável que você tenha efeitos negativos e é possível que você melhore consideravelmente seu humor.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Solidão coloca saúde física em risco

Você tem sensibilidade ao glúten?

Esta postagem também está disponível em: Inglês