probioticos

Probiótico reduz diarreia causada por uso de antibióticos

Um novo estudo, publicado no periódico Journal of the American Medical Association, indica que o consumo de probióticos é eficaz na redução do número de casos de diarreia em pacientes em tratamento com antibióticos. O estudo, promovido pelo instituto norte-americano RAND, mostrou que a incidência de diarreia, foi 42% menor naqueles que ingeriram probióticos.

Probiótico reduz diarreia causada por uso de antibióticos

De acordo com os cientistas, pelo menos 30% dos pacientes em tratamento com antibióticos sofrem de diarreia. Esse efeito colateral é um dos principais motivos que levam pacientes a interromper o uso do medicamento antes do tempo previsto, prejudicando o tratamento.

A Dra. Sydne J. Newberry, co-autora do estudo, disse que nos últimos anos vários estudos individuais foram feitos para entender o papel dos probióticos na prevenção e tratamento desse efeito colateral dos antibióticos. Assim, o presente estudo representou uma revisão da literatura científica, tendo esse o objetivo de expor dados mais consistentes sobre o tema.

Newberry ressalta a necessidade de estudos futuros para verificar se existem linhagens ou grupos de probióticos mais eficientes na prevenção de diarreia ou se o uso deles pode trazer algum risco para a saúde dos pacientes.

Saiba mais sobre os probióticos:

O termo probiótico, que deriva do grego, significa “pró-vida”. Atualmente o termo é utilizado para nomear microorganismos vivos associados com efeitos benéficos para os seres humanos e outros animais. Os probióticos estão presentes em alguns tipos de iogurtes, também, podendo ser adquiridos  m suplementos alimentares. Nos intestinos grosso e delgado, eles ajudam a regular o movimento peristáltico e síntese de vitaminas, além de auxiliar no equilíbrio entre as bactérias que habitam os intestinos.

Nos últimos anos, o interesse pelo consumo e investigação dos probióticos aumentou substancialmente, sendo acompanhado por uma crescente evidência clínica a suportar alguns dos benefícios atribuídos ao uso destes agentes. Os probióticos demonstraram eficácia, sobretudo, no tratamento da diarreia aguda por rotavírus, na pouchite (inflamação da bolsa ileal, estrutura que é criada após alguns tipos de cirurgias intestinais), e no combate às doenças inflamatórias do intestino.

Dentre os probióticos mais usados estão as bactérias lactoacidófilas dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium, e uma levedura não patogênica, a Saccharomyces boulardii.

A especialidade médica que cuida da saúde do sistema digestivo é a Gastroenterologia. Para encontrar um(a) médica(a) gastroenterologista, você pode utilizar o nosso site (www.procuramed.com). É rápido, simples e sem nenhum custo.

 Leia também na ProcuraMed

* Saiba como se prevenir contra a bactéria E.Coli

* Oligoelementos e o risco de câncer de pâncreas

* Um em cada seis celulares no Reino Unido estão contaminados com bactérias fecais

Foto: Thinkstock

Esta postagem também está disponível em: Inglês