pipoca

Pipoca tem mais antioxidante que frutas e vegetais

Quer um lanche saudável? Você já considerou comer pipoca? Um novo estudo conduzido pela Universidade de Scranton, na Pensilvânia, mostrou que a pipoca tem uma concentração de polifenóis, um antioxidante benéfico à saúde, maior do que frutas e vegetais. O estudo foi apresentado durante o encontro da Academia Americana de Química, que ocorreu neste domingo.

Pipoca tem mais antioxidante que frutas e vegetais

De acordo com Joe Vilson, coordenador do estudo, os polifenóis estão mais concentrados na pipoca porque o salgado tem em média, somente, 4% de água, enquanto que em frutas e vegetais a substância está diluída na grande quantidade de água que compõe esses alimentos. O pesquisador descobriu ainda que a casca da pipoca, detém as maiores concentrações de polifenóis e de fibras.

De acordo com os pesquisadores, os níveis de polifenóis encontrados no estudo foram superiores em relação ao que se acreditava anteriormente. O estudo mostrou que a quantidade de polifenóis presente em uma porção de 33 gramas de pipoca é de mais de 300 miligramas, frente aos 160 miligramas de uma porção de 80 gramas de uma fruta qualquer. Com isso, a ingestão de 100 gramas de pipoca por dia pode suprir 13% do ideal de ingestão diária de polifenóis. Os níveis foram semelhantes aos encontrados nas nozes e 15 vezes maiores do que os níveis encontrados nos chips de tortilha.

Por outro lado, o estudo ressalta que o modo de preparo é fundalmental. Preparar a pipoca utilizando muito óleo, manteiga ou colocar muito sal, não é aconselhável. As pipocas de micro-ondas também não são recomendáveis. De acordo com o pesquisador, elas têm duas vezes mais calorias do que as feitas no vapor, pois, 43% de sua composição é de gordura. Pipocas com aromas e sabor também devem ser evitadas.

O pesquisador também acrescenta que a pipoca não substitui a necessidade de ingestão de frutas e vegetais em uma dieta saudável e balanceada. Esses alimentos contêm vitaminas e nutrientes fundamentais para a saúde, e que não estão presentes na pipoca. Além disso, o estudo foi financiado pela Universidade e não recebeu dinheiro da indústria de alimentos.

Saiba mais sobre os Antioxidantes – Os Antioxidantes são substâncias que reduzem a degradação celular, através da neutralização dos radicais livres, desempenhando assim importante função anticarcinogênica e antimutagênica no organismo.

Precisa encontrar um um Médico? Visite: www.procuramed.com

Foto: Google.com