yogurt saúde

Outro bom motivo para comer iogurte

Notícia fresca vinda da divisão de pesquisa da Associação Americana do Coração e da Pressão Alta (19 de setembro, em Washington, DC) sobre uma maneira simples de ajudar a manter a pressão arterial sob controle: comer iogurte.

Os dados do iogurte foram coletados como parte do mundialmente famoso estudo de longo prazo sobre a doença do coração: o Framingham Heart Study. Esta investigação tem acompanhado um grande grupo de pessoas na cidade de Framingham, perto de Boston, Massachusets (EUA), desde 1948. Os investigadores estão, agora, estudando a terceira geração de indivíduos. Por mais de 72 anos, várias equipes de cientistas vêm procurando padrões e fatores na vida dessas pessoas que as tornam mais ou menos propensas a desenvolver doenças do coração.

Uma parte do estudo acompanhou 2.000 pessoas, durante 15 anos, e correlacionava o que comiam com o desenvolvimento de pressão sanguínea elevada. Todos os pacientes começaram a pesquisa com pressão arterial normal, mas alguns desenvolveram hipertensão ao longo dos anos e tentou-se verificar quais fatores alimentares estavam envolvidos.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que comiam iogurte regularmente tinham probabilidade 31% menor de desenvolver pressão arterial elevada. E não era preciso comer muito; apenas um copo de iogurte desnatado, a cada três dias, parecia dar-lhes o efeito benéfico.

Outros alimentos foram encontrados para ajudar a reduzir o risco de pressão arterial elevada, incluindo chocolate, nozes e alimentos ricos em potássio, como damascos, salmão, atum e feijões. O sal deve sempre ser evitado, se você quiser manter a sua pressão sob controle.

O iogurte tem outras boas propriedades, além de auxiliar o controle da pressão arterial. É rico em proteínas, cálcio e é útil para proporcionar uma sensação de saciedade. Tente escolher a variedade com baixo teor de gordura e com “culturas ativas” ou “probióticos”.

Por ajudar a prevenir a pressão, o iogurte torna-se um bom motivo para ser escolhido como opção de lanche ou sobremesa. Misture-o a algumas frutas frescas e você fará um favor a seu corpo, especialmente, se incluir o iogurte como parte de sua dieta, pelo menos, a cada dois dias!

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

*Mentir menos faz bem para a saúde

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês