Mais Saúde

Os benefícios do chocolate escuro para as artérias

Você sabia que o cacau pode ajudar pessoas com Doença Arterial Periférica? A DAP é uma obstrução nas artérias que pode causar, entre outros sintomas, dores nas pernas ao caminhar. Pesquisadores de Roma acabam de publicar um estudo que mostra que o chocolate escuro pode ser uma alternativa para amenizar os sintomas da doença.

Ao caminhar, os músculos precisam de fornecimento constante de oxigênio e nutrientes. Na DAP, o acúmulo de placa aterosclerótica nas artérias faz com que elas se tornem mais estreitas, com fluxo de sangue mais restrito. Conforme o quadro se agrava, aumentam as dores nas pernas durante caminhadas – o que faz com que muitas das pessoas deixem de andar, agravando o acúmulo de placa nos vasos sanguíneos.

Sabendo das propriedades antioxidantes do cacau, pesquisadores da Universidade Sapienza de Roma realizaram um estudo. Foram convidados 14 homens e seis mulheres com DAP, que normalmente tinham dores nas pernas ao andar menos de 200 metros. No experimento, foram usados dois tipos de chocolate: ao leite, com 35% ou menos de cacau, e escuro, com 85% ou mais de cacau na composição.

Metade dos voluntários comeu 40 gramas de chocolate escuro duas horas antes de um teste de esteira, enquanto a outra metade comeu 40 gramas de chocolate ao leite. O teste foi repetido uma semana depois, mas com inversão no consumo – os que haviam comido chocolate escuro, comeram, dessa vez, chocolate ao leite, e vice-versa. Nos dois testes, os pesquisadores avaliaram não apenas a duração da caminhada, mas também o estado bioquímico das artérias dos voluntários, por meio de análise de sangue. Em ambos os testes, a injestão de chocolate escuro teve resultados benéficos.

O cacau puro é rico em antioxidantes polifenóis saudáveis, conhecidos por serem benéficos às artérias periféricas, as mesmas afetadas pela DAP. Com a injestão de chocolate escuro, foi percebido aumento nos níveis de óxido nítrico no sangue, substância que dilata as artérias. Mesmo duas horas depois da injestão, os voluntários que comeram chocolate escuro mantiveram as artérias abertas o suficiente para caminhar 11% a mais que em situação normal. O consumo de chocolate ao leite, entretanto, não melhorou em nada os resultados dos testes.

Embora os resultados tenham sido bastante positivos, é importante manter em mente que a injestão de chocolate escuro não resolve o problema. A DAP é mais comum em fumantes, diabéticos, hipertensos e pessoas com colesterol alto. Por isso, é fundamental que esses problemas também sejam tratados, para que os efeitos da DAP sejam minimizados.

Também é importante lembrar que o chocolate escuro não é bom apenas para quem tem DAP. Ele é sempre mais saudável que o chocolate ao leite. Por isso, prefira chocolates que tenham pelo menos 70% de cacau em sua composição.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Café da manhã com chocolate e sem culpa

Comer chocolate regularmente pode ajudar a emagrecer

 

Os benefícios do chocolate escuro para as artérias was last modified: junho 15th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês