mobile app

Os aplicativos de celular que ajudam a emagrecer

Pode ser difícil de acreditar, mas daqui a 10 anos, provavelmente, haverá dispositivos do tamanho de um grão de arroz – os quais poderão ser implantados sob a pele do seu braço – que transmitirão dados médicos pessoais diretamente para o seu celular. Recebida a informação, o aparelho enviará um alerta a você, ou ao seu médico, caso alguma coisa anormal seja detectada.

mobile app

Já existem aplicativos capazes de realizar um eletrocardiograma básico. Basta segurar o telefone sobre o seu peito, além de outro para monitorar os níveis de glicose no sangue de um diabético, por exemplo.

Há alguns meses, o Mais Saúde publicou um artigo sobre ferramentas médicas para smartphones. Hoje, abordaremos um dos tipos mais populares entre os aplicativos desenvolvidos: aqueles que ajudam a emagrecer. Eles ajudam a controlar as calorias se você registrar em seu aparelho tudo o que foi consumido ao longo do dia.

Em 2012, a Northwestern University (Chicago, EUA) divulgou um estudo, mostrando que as dietas podem ser mais eficazes quando feitas com o uso dessas ferramentas do que sem elas. Os pesquisadores acompanharam 69 adultos por mais de um ano e descobriram que os voluntários, que usaram um aplicativo móvel, perderam, em média 4 Kg a mais do que os que não usaram o recurso.

Abaixo, listamos alguns dos aplicativos mais populares para as dietas, disponíveis em Português:

TecnoNutri

Grátis para Android e iOS. Contém alimentos típicos brasileiros que também podem ser adicionados com facilidade.  A interface gráfica limpa e fácil de usar. Muito bem avaliado pelos usuários. Ilustra com gráficos o quanto você ingere de calorias, gordura, proteína, carboidratos, fibras, etc., e te induz a beber água (beber muita água ajuda a perder peso, pois faz com que se sinta mais “cheio”).

NutraBem

Para iOS e Android. Lista muitos alimentos caseiros brasileiros. Gráficos e interface não tão avançados como o TecnoNutri.

Medida Certa

Grátis para iOS e Android. Se tornou-se popular ao ser divulgado pelo quadro homônimo no “Fantásico” (TV Globo). Os usuários podem compartilhar dados no Twitter e Facebook, mas há algumas reclamações de que o aplicativo não entrega o que promete, é lento e propenso a falhas.

Aqui, outros dois dos aplicativos com ótimas classificações, mas disponíveis apenas em inglês:

MyFitnessPal

Grátis para iOS e Android. É o aplicativo mais bem avaliado pelos usuários e mais baixado para a perda de peso nos EUA.  O problema é ter que listar tudo em inglês.

Noom

Grátis para iOS e Android. Inclui um rastreador de exercício, que registra suas atividades diárias, e mais de uma interface divertida, como a de um jogo.

Você pode escolher uma dessas ferramentas e experimenta por um dia ou dois e veja se é proveitosa. Se não gostar de um, tente outro aplicativo. O importante, na hora da escolha, é fazer isso conscientemente. Quanto mais você se empenhar e registrar tudo aquilo que comeu e bebeu, mais terá gráficos e números de seu aplicativo, o que lhe ajudará a definir a sua dieta mais claramente.

E para quem quer emagrecer, vale lembrar que não se deve permanecer parado, em um só lugar, por  mais de 30 minutos, e deve-se beber muita água durante o dia.

Precisa encontrar um(a) médico(a)? É rápido e simples! É só entrar em nosso site: www.procuramed.com

Veja também na ProcuraMed:

*O território inexplorado dos aplicativos médicos para celulares

 *Uma boa noite de sono pode te ajudar a perder peso

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês