chocolate quente

O chocolate quente pode deixá-lo mais inteligente

Aqui, no blog MaisSaúde, gostamos de dar dicas de bem-estar que sejam práticas e agradáveis para o seu dia a dia. Este relatório, publicado em agosto de 2012, no jornal Hypertension, apresenta mais evidências de que o cacau é bom para a sua saúde e para o seu cérebro!

chocolate quente

O Dr. G. Desideri e seus colegas da Universidade de L’Aquila, Itália, avaliaram um grupo de 90 idosos, divididos em três grupos de 30 pessoas cada um. Durante as oito semanas do período estudado, cada grupo foi alimentado com uma mistura diferente de uma bebida feita com cacau. Um deles recebeu uma mistura com nível elevado de flavonoides (um componente saudável do cacau), o outro recebeu um nível médio do composto e o último, um nível baixo de flavonoides.

Note-se que as 90 pessoas selecionadas para esta pesquisa apresentaram diagnóstico de “comprometimento cognitivo leve”, ou seja, mostraram alguns sinais de desaceleração da função cerebral, mas não tão graves como a demência ou o Mal de Alzheimer. Os médicos queriam verificar se as diferentes misturas de cacau melhorariam o seu funcionamento cerebral.

Os cientistas analisaram uma variedade de amostras de sangue e fizeram testes cognitivos com os 90 pacientes. Eles também observaram se o hormônio de insulina estava funcionando um pouco melhor depois da ingestão do cacau, assim como checaram os níveis de lipídios (gordura) e da pressão arterial.

Os médicos se utilizaram de muitos testes para verificar o funcionamento do cérebro e, em dois deles, a performance cerebral do grupo flavonoide elevado foi mais rápida e melhor. Um deles era o “Teste das Trilhas” (em que a pessoa deve ligar, em linha contínua e em ordem crescente, números de 1 a 25 espalhados em uma página). O grupo flavonoide elevado levou, em média, 38 segundos para fazer as conexões, enquanto o do nível mais baixo demorou mais tempo, 53 segundos.

Outra melhoria significativa observada entre as pessoas que consumiram uma concentração maior de cacau foi a “fluência verbal”, ou seja, se mostraram mais capazes de usar mais palavras para nomear “coisas” de uma determinada categoria em 60 segundos. Por exemplo, você pode “nomear os muitos animais que passam por sua cabeça”.

Como benefício adicional, os pesquisadores descobriram que o grupo flavonoide elevado experimentou uma queda significativa e saudável em sua pressão arterial e não houve nenhuma mudança em seus níveis de gordura no sangue.

O composto saudável do cacau, o flavonoide, também é encontrado em alta concentração nas uvas vermelhas, nos chás, maçãs, morangos e romãs. Acredita-se que os flavonoides agem diretamente sobre os vasos sanguíneos, mantendo-os mais flexíveis e com menor risco de formar coágulos.

Esta substância ainda faz com que nosso hormônio de insulina (que regula o nível de açúcar no sangue) trabalhe com mais eficiência. Em geral, o nosso metabolismo funciona melhor com os níveis de açúcar mais baixos, o que ajuda a reduzir a gordura acumulada no sangue.

Com isso, podemos ter uma boa ideia dos benefícios trazidos por uma xícara de chocolate quente por dia – ou mais! -, não importando qual seja sua idade ou se sua cabeça está funcionando muito bem. Outra fonte desse benefício são os pares de quadradinhos dos chocolates escuros (têm maior concentração de cacau). Será difícil alguém sofrer uma overdose (apenas confira as calorias)!

Caso você necessite encontrar um médico, pode fazê-lo em nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

*Como o chocolate certo pode alimentar o seu corpo

Esta postagem também está disponível em: Inglês