nozes fertilidade

Nozes podem melhorar a fertilidade

Em nosso último post, no blog, discutimos algumas questões relativas à idade mais avançada dos pais, e que a paternidade “tardia” tem aspectos positivos e negativos. Hoje, completamos nossa minissérie sobre o tema, apresentando um “suplemento” alimentar simples,que pode oferecer alguns benefícios para a fertilidade masculina.

Entre os casais com problemas de fertilidade, até 50% das dificuldades estão relacionadas ao homem e a causa mais comum é a baixa qualidade do espermatozóide. O esperma pode estar em número reduzido, com mobilidade enfraquecida (“nadar” mal), viabilidade diminuída ou apresentar alguma anormalidade na forma, estrutura ou nos cromossomos.

Alguns fatores que podem diminuir a qualidade do esperma incluem tabagismo, uso abusivo de álcool, dieta pobre e provavelmente também a exposição à poluição. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) fizeram um estudo simples para verificar se adicionar nozes à dieta diária de jovens saudáveis iria melhorar a qualidade de seu espermatozóide. “Ácidos graxos poliinsaturados” (PUFAs) são importantes para a produção e maturação das células do esperma, e as nozes são uma fonte particularmente boa de PUFAs.

Os pesquisadores recrutaram 117 homens, com idades entre 21 e 35 anos, e os separaram em dois grupos. Metade dos homens adicionou 75 gramas de nozes à sua dieta diária (aproximadamente dois punhados) e o restante continuou com sua dieta normal, sem qualquer alteração. Todos os homens tiveram seu esperma analisado no início do estudo e, novamente, após 12 semanas.

A pesquisa, publicada pela revista Biologia da Reprodução, em 15 de agosto, descobriu que os homens que adicionaram as nozes à sua dieta tiveram melhoras significativas na vitalidade espermática, na forma e no movimento. Além disso, houve redução das anormalidades cromossômicas. Como um benefício adicional, os homens que comiam nozes mostraram perfil lipídico mais saudável, na medida em que apresentaram maiores concentrações de ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6, ideais para um coração saudável.

As castanhas, em geral, são consideradas alimentos saudáveis e as nozes podem ser as mais saudáveis entre as variedades existentes. Elas têm a maior concentração de antioxidantes do que qualquer castanha comum (a castanha do Pará é a segunda), podem diminuir o risco de doença cardiovascular e melhorar o fluxo sanguíneo. Além de possuir todos os tipos de gorduras saudáveis, as nozes também são ricas em proteínas e fibras.

O estudo da UCLA mostrou que a qualidade do esperma melhorou, mas não mensurou se a quantidade de nozes acrescentadas à dieta tornou os homens mais férteis. Isso, no entanto, pode ser uma inferência lógica.

Então, se você é um homem querendo ter filhos, comer um ou dois punhados de nozes por dia pode ser uma boa idéia, não apenas para ajudar a aumentar a sua fertilidade, mas para melhorar sua própria saúde!

Caso você necessite encontrar um médico, pode fazê-lo em nosso site: www.procuramed.com.

Esta postagem também está disponível em: Inglês