links da ProcuraMed

+ notícias

Clique no link (em azul) e leia a notícia na íntegra:

Transplante de coração dá prioridade a casos mais graves na fila de espera – Cardiologistas explicam como é a operação e os critérios para a doação.

Descobertos novos genes que predispõem à enxaqueca – Cientistas europeus e australianos indicaram no último domingo (10) ter localizado quatro novos genes associados à forma mais comum da enxaqueca, o que ressalta o caráter obrigatório da doença.

Médicos alertam para vício em bronzeamento – Segundo pesquisas, o bronzeamento pode viciar, assim como substâncias como álcool, tabaco e outras drogas.

Brasil desenvolve primeira vacina contra esquistossomose – Vacina criada pela Fiocruz passou pela primeira fase de testes em humanos.

Mães de primeira viagem passam mais tempo no Facebook após o nascimento do filho, diz estudo – A pesquisa, realizada com 150 mulheres e 154 homens, aponta que 44% das mães aumentaram o tempo de uso do Facebook após o parto, enquanto 27% disseram que ele decaiu e 29% delas relataram que permaneceu o mesmo.

Transplante de coração dá prioridade a casos mais graves na fila de espera – Cardiologistas explicam como é a operação e os critérios para a doação.

Descobertos novos genes que predispõem à enxaqueca – Cientistas europeus e australianos indicaram no último domingo (10) ter localizado quatro novos genes associados à forma mais comum da enxaqueca, o que ressalta o caráter obrigatório da doença.

Médicos alertam para vício em bronzeamento – Segundo pesquisas, o bronzeamento pode viciar, assim como substâncias como álcool, tabaco e outras drogas.

Brasil desenvolve primeira vacina contra esquistossomose – Vacina criada pela Fiocruz passou pela primeira fase de testes em humanos.

Campanha contra a pólio deve vacinar 13,5 milhões de crianças – Este número representa 95% do público alvo, formado por 14,1 milhões de menores de cinco anos. No sábado será realizado o Dia de Mobilização.

‘Há uma simbiose entre saúde e ambiente’ – Fundação Oswaldo Cruz encaminha ao governo relatório em que aponta a relação entre os assuntos.

Nova York quer proibir venda de refrigerantes com mais de 500 ml – O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, quer proibir a venda de refrigerantes e outras bebidas açucaradas em locais públicos, como restaurantes e cinemas, como medida de combate à obesidade da população. O veto afetaria somente as embalagens com mais.

Iniciada distribuição gratuita de medicamentos para asma – Começou, nesta segunda-feira (4), a oferta gratuita de medicamentos para o tratamento da asma nas farmácias populares da rede própria (administradas pelo governo federal) e nas unidades privadas conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Anvisa anuncia regras mais rígidas para venda de protetor solar – Os produtos de proteção solar utilizados pela população brasileira ganharam novas regras para garantir a proteção da pele dos usuários.

Governo prepara cartilha para mulher que decide abortar – Ministério e especialistas começam a discutir orientações para que procedimento seja feito com segurança.

Ministro lança plano para reduzir taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas – Meta é diminuir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura por enfermidades como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Nova técnica usa o hálito para diagnosticar doenças cardíacas – Exame é feito com aparelho que mede o nível de acetona, substância produzida durante os processo de metabolismo do corpo, presente no ar expelido pelo paciente.

Brasil terá açúcar que não engorda e não provoca cáries – Já usado no exterior, poderá agora ser produzido nacionalmente graças a tecnologia desenvolvida pela Unicamp.

Exigir cheque caução para atendimento médico de urgência agora é crime – O Diário Oficial da União publica nesta terça-feira (29) a lei que torna crime a exigência de cheque caução para atendimento médico de urgência.

Descoberta de gene pode levar a contraceptivo masculino – Cientistas identificaram gene responsável por fertilidade e desenvolveram droga para interceptá-lo.

Especialista critica passividade de pais diante de vício de crianças em TV – Gerações de crianças correm o risco de ficar viciadas em televisão, computadores e outros aparelhos eletrônicos, alertou um especialista britânico.

Ronco forte aumenta chance de câncer, diz estudo – Pessoas que roncam muito e sofrem de graves distúrbios respiratórios durante o sono têm uma probabilidade quase cinco vezes maior de morrer de câncer, segundo uma pesquisa americana.

Vacinação contra gripe termina na sexta-feira – Ministério da Saúde orienta a população a procurar uma unidade de saúde para se proteger e, assim, evitar as formas graves da doença.

Alimentação pela mamadeira aumenta risco de obesidade infantil, diz pesquisa – Bebês que são alimentados exclusivamente por mamadeira podem ganhar até um quilo a mais em 12 meses comparados aos que mamam no peito.

Aos 93 anos, idosa é a mais velha professora de ioga – A americana nascida na Índia Tao Porchon Lynch foi reconhecida pelo livro Guiness de recordes como a mais velha instrutora de ioga do mundo, aos 93 anos de idade.

Bronzeamento ‘excessivo’ de modelo brasileira causa polêmica na Europa – Uma campanha publicitária de biquínis da marca H&M está causando polêmica na França e em países da Europa por mostrar o corpo da top brasileira Isabeli Fontana extremamente bronzeado, o que incitaria, na opinião de médicos, as pessoas a se expor perigo.

Teste com desenho pode prever risco de derrames na 3ª idade, diz estudo – Um teste simples envolvendo desenhos e números pode ajudar a prever o risco de morte depois de um primeiro derrame entre homens mais velhos, de acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Uppsala, na Suécia.

USP vai criar banco de células-tronco – Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) querem criar o primeiro banco de células-tronco de pluripotência induzida (iPSC, na sigla em inglês) da América Latina.

Dilma veta venda de medicamentos em supermercados – O Diário Oficial da União publica hoje (18) o veto da presidenta Dilma Rousseff à venda de remédios que não exijam prescrição médica em supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e similares.

Infecções tratáveis são uma das principais causas de câncer, diz estudo – Cerca de 2 milhões de casos por ano poderiam ser evitados; 80% acontecem em países em desenvolvimento.

Comer muito rápido aumenta risco de diabetes tipo 2 em até 2,5 vezes – Segundo estudo, o hábito também está relacionado a um maior IMC e menor nível de escolaridade.

Restrição alimentar durante gestação pode afetar criança permanentemente – Estudo da Unesp trabalha com hipótese na qual feto se adapta a ambiente intrauterino adverso.

Teste genético poderia ajudar a prever câncer de mama, diz pesquisa – Um teste genético poderia ajudar a prever o câncer de mama anos antes de a doença ser diagnosticada, segundo uma nova pesquisa.

Acidez de bebidas energéticas prejudica esmalte dos dentes – Estudo publicado por academia americana de odontologia alerta sobre efeito corrosivo.

Câncer pode estar relacionado ao ambiente de trabalho – Levantamento realizado pelo INCA apontou 19 tipos de tumores malignos que podem ter relação com as profissões. Entre eles, o câncer de pele, laringe, fígado, leucemias, câncer de mama e pulmão.

Um terço dos alimentos consumidos pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos – Segundo dados da Anvisa e da UFPR compilados pelo dossiê, na última safra (2º semestre de 2010 e o 1º semestre de 2011), o mercado nacional de venda de agrotóxicos movimentou 936 mil toneladas de produtos, sendo e 246 mil toneladas importadas.

Expectativa de vida de homens pode alcançar a de mulheres até 2030 – A expectativa de vida dos homens deve alcançar a das mulheres até 2030, segundo um pesquisador do Escritório Nacional de Estatísticas Nacionais, da Grã-Bretanha.

Com veto do governo, tabaco aromatizado usado em narguilé está com os dias contados – Anvisa decidiu proibir a comercialização de fumo com aditivos no Brasil.

Orégano pode ser nova arma contra o câncer de próstata – Substância presente na folha leva a apoptose do tumor.

Vitamina C ajuda a reduzir pressão arterial, aponta estudo – Diminuição pode ocorrer com grandes quantidades da vitamina tanto em pessoas com hipertensão quanto naquelas que não têm o problema.

Novo diagnóstico precoce é desenvolvido para prevenir Alzheimer – Procedimento alemão usa substâncias que reconhece alterações no tecido cerebral.

Teste de sangue pode revelar depressão em adolescentes – Pesquisa identifica 11 marcadores que podem diagnosticar doença.

Técnica trata próstata com mais precisão – Um tratamento que usa ondas de ultrassom concentradas só nas partes da próstata atingidas por tumores demonstrou causar poucos efeitos colaterais, em comparação aos tratamentos-padrão, como cirurgia e radioterapia.

É possível evitar o câncer – Estudo publicado na revista Science Translational Medicine, em 28 de março, faz uma revisão de dezenas de outras pesquisas sobre as causas dos tumores mais comuns que afligem a humanidade e conclui que mais da metade deles pode ser evitada.

Beber água durante provas pode aumentar chances de notas melhores, diz estudo – Pesquisadores constataram que alunos que consumiam água em exames tiveram desempenho melhor.

Pesquisa com células-tronco reduz quantidade de vírus HIV em tecido humano – Experiência aumentou o número de células do sistema imunológico capazes de destruir o vírus.

Metade dos casos de dor de cabeça está ligada à mandíbula – A dor é na cabeça, mas a causa pode estar na boca, ou melhor, na mandíbula. Especialistas estimam que 50% das cefaleias estejam ligadas a distúrbios da ATM (articulação temporomandibular).

Comissão do CFM definirá critérios para o diagnóstico de casos de anencefalia – Uma comissão especial, criada na manhã desta sexta-feira (13), pelo plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM), terá a missão de estabelecer em no máximo 60 dias os critérios para o diagnóstico de anencefalia.

Imagem revela como o cérebro é organizado – Registro mostra estrutura tridimensional, como uma grade curvada. Descoberta desvenda conexão entre todas as partes do cérebro.

Pesquisa mostra boa aceitação da vacinação contra HPV em adolescentes – Adesão a programa de vacinação é grande quando feito em escolas; estudo avaliou 1,5 mil meninas.

Estudo relaciona altura a aumento de risco de câncer de ovário – Mulheres maiores teriam mais propensão a desenvolver a doença, segundo a pesquisa.

Médicos fazem campanha contra excesso de exames – Em um ato contra o excesso de exames e o sobrediagnóstico, nove sociedades médicas americanas lançaram uma lista com 45 testes que deveriam ser pedidos com menor frequência.

Estudo de universidade alemã diz que verde estimula criatividade – Um estudo recente feito na Alemanha revelou que a exposição à cor verde pode estimular a criatividade.

Permanecer sentado por muito tempo encurta a vida – Pessoas acima dos 45 anos que passam muitas horas sentadas todos os dias podem ter até o dobro de chance de morrer em um período de três anos do que aquelas que se sentam durante menos tempo.

Babosa e hortelã entram na lista de remédios do SUS – Atualizada a cada dois anos, relação tem agora 810 itens, como medicamentos, vacinas e insumos.

Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos – Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos, de acordo com julgamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Americano ganha mandíbula, dentes e língua em transplante de face – Médicos dos Estados Unidos realizaram o mais extenso transplante facial de que se tem notícia, dando ao paciente uma nova face com mandíbula, dentes e língua novos.

Paulistana com maior grau de escolaridade bebe mais, aponta pesquisa – Por outro lado, maior instrução é fator protetor para consumo de bebida alcoólica entre os homens

Medicamento para tratar alcoolismo é bem sucedida em teste preliminar – Um medicamento projetado para tratar espasmos nervosos conseguiu superar um importante teste preliminar em um projeto com vistas de curar o alcoolismo, afirmaram médicos franceses em estudo publicado terça-feira (20).

Fiocruz inicia distribuição de droga que evita rejeição de órgãos – A distribuição do medicamento Tracolimo, imunossupressor fundamental para evitar a rejeição de órgãos transplantados –sobretudo rins e fígado–, será feita integralmente com tecnologia brasileira.

Aspirina pode reduzir risco de câncer e metástase, sugerem estudos – Tomar uma dose baixa de aspirina diariamente pode prevenir e possivelmente até ajudar a tratar alguns tipos de câncer, segundo novos estudos recém-publicados pela revista científica The Lancet.

Anvisa suspende venda de todas as próteses de silicone para médicos – Medida inclui também os implantes fabricados no país. Suspensão a partir desta quinta-feira (22) é temporária.

Incor faz primeiro transplante de pulmão recondicionado no país – O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo) realizou na sexta-feira passada, 2 de março, o primeiro transplante do país usando um pulmão recondicionado.

Consumir carne vermelha aumenta em até 20% os riscos de morte prematura – Probabilidade é maior com o consumo de uma porção de carne processada ao dia.

Bebida açucarada aumenta risco de doença cardíaca em homens – Estudo da Universidade de Harvard, acompanhou mais de 40 mil voluntários durante 22 anos.

45% das gestações no Brasil não foram planejadas – O resultado preliminar de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que 45% das mulheres brasileiras que têm filhos não planejam a gestação.

Estudo liga queda em nascimentos prematuros a leis antifumo – Pesquisadores britânicos afirmam que, desde a introdução da lei que proíbe fumo em locais públicos na Escócia, em 2006, foi registrada uma queda de 10% na taxa de nascimentos prematuros no país.

Butantan cria teste rápido para achar causa de diarreia – Um teste simples e rápido, desenvolvido no Instituto Butantan, pode ajudar a diagnosticar a diarreia de forma mais precisa e orientar o médico na hora de escolher o tratamento adequado.

Mulher recebe prótese de mandíbula fabricada por impressora 3D – Uma prótese de mandíbula inferior fabricada por uma impressora 3D foi implantada no rosto de uma mulher de 83 anos.

Governo diz que total de transplantes mais que dobrou entre 2001 e 2011 – Nesses 11 anos, percentual de aumento foi de 124%, segundo ministério. Foram 23.397 cirurgias do tipo realizadas no país em 2011.

Fiocruz pesquisa preferência das brasileiras pela cesariana – O estudo, encomendado pelo Ministério da Saúde para ajudar a fortalecer a Rede Cegonha, entrevistará 24 mil mulheres no pós-parto. Embora ministério preconize o parto normal, cesarianas chegam a 52% no país.

A internet nos tempos do cólera – Estudo avalia possibilidade de utilizar fontes de informações informais, como ‘sites’ de notícias e o Twitter, no rastreamento de epidemias e na orientação estratégica de controle, com base em surto de cólera ocorrido em 2010, no Haiti.

Brasileiro é o que mais recorre a remédio de emagrecer na América Latina  – Os brasileiros também são os mais insatisfeitos com a silhueta. Cerca de 43% se consideram “um pouco acima do peso” e 16% “acima do peso”.

Estudo liga exercícios físicos regulares a salários maiores – As pessoas que praticam exercícios regulares ganham salários entre 6% e 9% maiores do que aqueles que não praticam exercícios, segundo uma pesquisa recém-publicada.

Fatores ambientais podem estar por trás do aumento dos casos de alergia alimentar – Especialistas observam crescimento na procura por médicos e tratamentos; sem atendimento correto, reações alérgicas podem levar à morte.

Médicos condenam bronzeadores com baixo fator de proteção solar – Produtos podem causar efeitos colaterais, como pele avermelhada e espinhas.

Terapia com luz é testada contra micose – Pesquisadores do Instituto de Física da USP de São Carlos estão testando a terapia fotodinâmica para combater a insistente e quase imbatível micose de unha.

Prática de atividade física na infância melhora aprendizado – Equipe analisou 14 estudos nos quais os autores comparam a atividade física da criança com as suas notas nas disciplinas de matemática, língua, cultura geral e exercícios de memória.

Carência de especialistas vai guiar residência médica – O governo federal quer mudar o foco das residências médicas e vai passar a priorizar a aprovação de programas de acordo com a necessidade das regiões por determinados especialistas.

Governo lança política de saúde para público LGBT no SUS – A portaria representa um marco por assegurar o direito da população LGBT ao acesso integral, e livre de preconceitos, aos serviços da rede pública de saúde e hospitais conveniados.

Lei Antifumo reduziu concentração de monóxido de carbono em mais de 70% nos ambientes fechados – Lei Antifumo, que proíbe o uso de tabaco em ambientes fechados, diminuiu a quantidade da substância nociva produzida pelos cigarros nesses ambientes.

Ciência investiga ‘Googles humanos’, pessoas que nunca esquecem – Síndrome raríssima, que até agora só foi diagnosticada nos EUA, faz com que pessoa consiga se lembrar de praticamente tudo em sua vida, do almoço de hoje ao de três anos atrás.

Panela mal conservada, perigo para a saúde – Cada tipo de panela exige seus cuidados. Saiba, também, quais são os tipos mais recomendáveis e porque devemos evitar panelas de alumínio.

Alimentos integrais e fibras reduzem risco de câncer no intestino, diz estudo – A adição de 90 gramas por dia de grãos integrais na dieta está ligada a uma redução de 20% no risco de câncer colorretal.

Mantida norma que proíbe venda de remédio controlado por telefone/web – Na mesma resolução, a Anvisa determinou que os remédios devem ficar atrás do balcão, vedando que fiquem ao alcance dos consumidores e sendo fornecidos apenas pelos funcionários dos estabelecimentos.

Ejaculação frequente melhora qualidade do DNA nos espermatozóides – Esta é a principal conclusão de um estudo publicado na revista americana “Fertility and Sterility” por pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri e da Clínica Ginemed de Sevilla.

Mais de 10 milhões de receitas de antibióticos são desnecessárias – Estudo feito nos EUA mostra que crianças com gripe e asma costumam receber esses medicamentos, contribuindo para a resistência às drogas.

Governo lança programa Melhor em Casa – A presidenta Dilma Rousseff lançou hoje (8) o programa Melhor em Casa, com o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tendas de frutas para combater a obesidade – Daniel Magnoni propõe que, a exemplo da Alemanha, Brasil espalhe tendas de frutas para combater a obesidade.

Cientistas testam terapia genética inédita para salvar visão de britânico –  Os cientistas injetaram cópias de genes saudáveis, visando compensar um problema genético nas células que captam a luz.

USP estudará genes de idosos saudáveis – O grupo, coordenado pela bióloga Dra. Mayana Zatz, pretende reunir dados genéticos, fisiológicos e sociais de mais de mil pessoas nessa faixa etária.

Consumo de refrigerantes está associado à agressividade – O consumo exagerado de refrigerantes pode estar ligado ao aumento de comportamento agressivo em adolescentes, de acordo com um novo estudo.

Conferência da OMS termina com pedido de cooperação mundial – Evento reuniu por três dias, no Rio de Janeiro, 900 autoridades de 110 países para discutir a relação entre saúde, pobreza e as desigualdades sociais.

Prevenção à osteoporose deve começar na infância – Ministério da Saúde inicia mobilização de prevenção da doença, com foco na alimentação rica em cálcio e atividade física. Agravo atinge 10 milhões de brasileiros.

Concursos públicos poderão exigir exame antidoping – Recomendação consta de projeto de lei (PLS 318/10) aprovado, nesta terça-feira (18), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Cientistas holandeses sequenciam DNA de mulher que viveu até os 115 anos – Este é um importante ponto de partida na compreensão de como variações no DNA estão relacionadas a uma vida longa e saudável.

Saiba qual é a melhor forma de encarar as mudanças com o horário de verão – Para se adaptar ao novo horário, o ideal é evitar situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite.

Fiocruz anuncia fase de estudos da vacina contra dengue – A Fiocruz pretende desenvolver uma única vacina contra os quatro sorotipos existentes do vírus, de maneira que se possa aplicar em uma só dose para facilitar a logística da distribuição em regiões remotas.

Tratamento médico em excesso custa quase US$ 7 bilhões – Excesso de procedimentos que, além de não fazer diferença no desfecho do problema do paciente, às vezes até pode piorar a situação, e aumentar muito os custos em saúde.

Estudo analisa efetividade de realização de transplantes nos estados brasileiros – A pesquisa apontou que as maiores taxas de atendimentos de transplantes são encontradas nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste (com exceção do Rio de Janeiro) do Brasil.

Sensação virtual – Sistema testado em macacos permite controlar com o cérebro os movimentos de um braço virtual e receber informações sobre a textura de objetos tocados. O trabalho, liderado por um cientista brasileiro, poderá dar origem a próteses motoras mais eficientes.

Dinamarca cria sobretaxa para alimentos que engordam – A Dinamarca se tornou o primeiro país do mundo a introduzir uma sobretaxa para produtos e alimentos que engordam.

Instituto Butantan cria vacina que protege bebês contra coqueluche – Alternativa será submetida a ensaios clínicos em humanos em um ou dois anos.

Mesmo com restrição, consumo de antibióticos cresce 4,8% em um ano – Aumento ocorreu após Anvisa passar a exigir a retenção da receita nas farmácias, numa tentativa de reduzir a automedicação e o risco de resistência bacteriana.

Carne ameaça fertilidade masculina – Pela primeira vez, estudo científico relaciona o hábito alimentar com problemas no sêmen.

120 mil médicos pretendem paralisar o atendimento a planos de saúde nesta quarta – A categoria reivindica que o valor médio da consulta passe de R$ 30 para R$ 60.

Câmara aprova Emenda 29 e rejeita novo imposto para a saúde – A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a regulamentação da Emenda 29, que determina os percentuais mínimos das verbas para investimentos na saúde nos âmbitos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Ministério lança Blog da Saúde – Nova ferramenta tem o objetivo de mobilizar a sociedade para assuntos de saúde e estreitar relação com comunidade virtual

Identificado marcador que permite diferenciar origem bacteriana ou viral da meningite – Um estudo inédito desenvolvido numa parceria entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), duas unidades da Fiocruz, investigou como as citocinas, proteínas que atuam como mediadores em processos de resposta.

Fumaça de carro pode levar a ataque cardíaco, diz estudo – O risco de um ataque do coração é maior no período de cerca de seis horas depois que a pessoa é exposta à fumaça, para em seguida diminuir, segundo os cientistas.

Mais uma aplicação medicinal para a maconha – Estudo da UFSC engrossa lista de benefícios que substância presente na planta pode proporcionar à saúde humana. Experimentos mostram que composto é eficaz no tratamento de memórias traumáticas.

Diabetes afeta 366 milhões de pessoas em todo mundo – Dados divulgados nesta terça-feira apontam que a doença virou uma epidemia global que não para de crescer

Centro de estudos debate a saúde dos brasileiros – Nesta quarta-feira (14/9), durante a semana comemorativa dos seus 57 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) promoverá um centro de estudos sobre a saúde dos brasileiros.

Bem-estar cresce à medida que envelhecemos, diz pesquisa – O senso comum indicaria que a felicidade tende a diminuir a cada velinha no bolo de aniversário.

Alzheimer passa despercebido para 75% dos portadores, diz relatório – Diagnóstico chega tarde para maior parte dos pacientes. No mundo, cerca de 36 milhões de pessoas convivem com a doença.

Ministro anuncia R$ 1,5 bilhão para pesquisas em saúde até 2014 – O valor anunciado é quase quatro vezes maior que o destinado nos últimos quatro anos, quando foram investidos aproximadamente R$ 400 milhões.

USP testa técnica contra diabetes 1 sem uso de injeção de insulina – O objetivo da técnica é aumentar a segurança e a eficácia do transplante de ilhotas de Langerhans, conglomerado de células do pâncreas responsável pela produção de insulina.

Redução de fumo diminui mortalidade dentro de 6 meses, diz estudo – Um estudo britânico concluiu que restringir o fumo reduz rapidamente – dentro de até seis meses – os índices de mortalidade em indivíduos e populações.

De cada 10 mortes de bebês filhos de mães jovens, 6 poderiam ser evitadas – Em 2009, 20% das 42,6 mil crianças com menos de 1 ano que morreram tinham mães de 10 a 19 anos; para governo, questão moral prejudica atendimento, pois há médicos que não aceitam que meninas possam ter relações sexuais e não indicam contraceptivo

Curativo de óleo de açaí acelera regeneração da pele – Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram um curativo feito com óleo de açaí que promete acelerar a regeneração da pele em casos de queimaduras e doenças, como dermatite, escamações e ressacamento.

Sistema checará idade de quem comprar álcool – O Grupo Pão de Açúcar lançou ontem um sistema que, ao efetuar o registro de qualquer bebida alcoólica no caixa, emite para o operador uma mensagem solicitando o documento que ateste a maioridade do comprador.

Anvisa decidirá sobre inibidores de apetite em reunião pública – Relatório recomenda a retirada do mercado de medicamentos do gênero. Em abril, nota da agência recomendou que se evite uso desses remédios.

Cientistas brasileiros transformam células do braço em neurônios para estudar esquizofrenia – Num feito inédito no mundo, cientistas da UFRJ e de outras universidades brasileiras transformaram células do braço de um paciente com esquizofrenia em células-tronco e depois em neurônios.

Consumo de bebidas alcoólicas por jovens cresce no Brasil – Convidadas do Programa entre aspas da Rede Globo, discutem formas de prevenir e conscientizar os jovens para um consumo mais responsável de bebidas alcoólicas.

Tratamento de derrame com célula-tronco tem êxito em testes preliminares – Uma avaliação feita por um órgão independente concluiu que a primeira fase de testes – em que células-tronco foram injetadas nos cérebros de três pacientes em um hospital de Glasgow, na Escócia – não produziu efeitos adversos sobre o grupo de voluntários.

BRICS terão rede de cooperação tecnológica para a saúde – Projeto, de autoria brasileira, visa a incentivar a incorporação de tecnologia pelas indústrias farmacêuticas nacionais.

Por que é importante usar camisinha no sexo oral? – Veja um vídeo do programa @SAUDE do Dr. Jairo Bouer.

Nutricionista ganha processo contra criador de dieta polêmica – Um tribunal francês deu ganho de causa nesta terça-feira a um nutricionista que estava sendo processado pelo autor de uma dieta polêmica por dizer que ela pode ser prejudicial à saúde.

Falta de higiene bucal pode afetar fertilidade feminina, diz estudo – Pesquisa australiana sugere que inflamação na gengiva desencadeia reações que prejudicam funcionamento do corpo.

Diplomas de medicina obtidos no exterior terão prova de validação anual – Médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que obtiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras reconhecidas no país de origem, podem se inscrever para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Educação. As inscrições estão abertas até 10 de julho, pela internet.

Encontro internacional no Rio debate universalização da saúde, gastos públicos e inovação tecnológica – A 8ª Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (HTAi), foi aberta no sábado (25), no Rio de Janeiro, prossegue até quarta-feira (29), com especialistas de cerca de 50 países. É a primeira vez que o encontro é promovido em um país da América Latina.

Vida estressante na cidade – Um novo estudo, conduzido por pesquisadores da Alemanha e do Canadá, é o primeiro a mostrar que duas regiões no cérebro, que atuam na regulação tanto da emoção como do estresse, são particularmente afetadas pela vida urbana.

Philip Morris processa Austrália contra plano de banir logotipos em cigarros – A proposta do governo australiano prevê que os cigarros deverão ser vendidos em maços verde-escuros sem logotipos, em uma tentativa de tornar os pacotes menos atraentes

Médicos brasileiros pedem menos radiografias para evitar radiação – Médicos brasileiros estão reduzindo os pedidos de tomografia e substituindo o exame por outros que não emitem radiação ionizante, como o ultrassom e a ressonância magnética

Planos de saúde que deixarem de atender dentro de prazo pagarão multa – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu prazos máximos de atendimento a usuários de planos de saúde e odontológicos. A norma começa a valer dentro de três meses

Pesquisa liga privação de sono a maior consumo de junk food – Pessoas que se sentem sonolentas durante o dia podem ter mais dificuldades para resistir a alimentos com alto teor calórico, é o que mostra uma nova pesquisa da Harvard University

Exame de sífilis na gravidez pode salvar milhares de bebês, diz estudo – As vidas de centenas de milhares de bebês podem ser salvas anualmente se mulheres grávidas fizerem exames de sífilis, dizem pesquisadores da University College London

Alimentos podem aumentar apetite sexual – Desempenho sexual e a fertilidade podem apresentar melhoras com a ingestão de alimentos que possuem nutrientes capazes de produzir hormônis sexuais de ação estimulante

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil em SC – Santa Catarina antecipa em uma semana e dá início nesta segunda-feira (13), à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta é imunizar no mínimo 95% de um total de 411.967 crianças menores de cinco anos

Lista de desejos de menina com câncer terminal faz sucesso na internet – Um dos desejos seria nadar com tubarões

Ressecamento da pele e a caspa durante o inverno – Veja as dicas como evitar este problema no Programa Bem Estar da Rede Globo