Recuperando-se dos excessos do carnaval

Recuperando-se dos excessos do Carnaval

Pular quatro noites de carnaval seguidas demanda do nosso organismo uma grande energia. Desta maneira fazer uma reposição alimentar adequada é essencial para manter-se saudável. Segundo a nutricionista-chefe do Hospital das Clínicas de SP, Sonia Trecco, o primeiro e mais importante passo para quem extrapolou no Carnaval é tratar da hidratação.

Recuperando-se dos excessos do carnaval

“Durante a folia, é comum as pessoas consumirem bebidas alcoólicas em excesso e deixar a água de lado. Na volta à rotina, o ideal é dar preferência a sucos naturais”, explica Sonia. Para Ana Paula Barrére, nutricionista do Hospital Albert Einstein, água de coco e sucos batidos com verduras também são boas pedidas.

Frutas, verduras e legumes são indispensáveis por terem mais quantidade de nutrientes e serem mais saudáveis. Para quem abusou das bebidas alcóolicas é preciso ingerir líquido e aumentar a quantidade de cereais. Como opção de fruta, temos a banana, maçã e pera. Na hora das refeições, a dica é optar por pratos leves e comer pequenas quantidades, mais vezes ao dia. Evitar carnes vermelhas e alimentos embutidos como salame e salsicha é recomendável. Para começar o dia, pode-se tomar um suco e no almoço uma carne branca e muita salada.

“Por causa da alimentação desregrada durante o Carnaval, a pessoa acumula muitas toxinas e gordura ruim. Para desintoxicar de verdade, essa dieta deve ser mantida por pelo menos três dias”, completa Sonia.

Veja algumas dicas de como montar o cardápio ideal:

CAFÉ DA MANHÃ
– Leite desnatado ou semi-desnatado, iogurte ou queijo
– Carboidrato (pão integral e cereais)
– Uma fruta

DEPOIS DE TRÊS HORAS
– Uma fruta ou suco de fruta

ALMOÇO
– Proteína (carne ou peixe ensopado, assado ou grelhado)
– Um prato bem generoso de salada de folhas verdes
– Uma fruta

DEPOIS DE TRÊS HORAS
– Iogurte natural batido com fruta

JANTAR
– Grelhado ou carne com molho
– Salada
– Arroz integral
– Legumes cozidos

Para encontrar um médico visite o site: www.procuramed.com

Foto: Abril.com

Category : Alimentação
Tags :