Mais Saúde

Melhores frutas e vegetais para perda de peso

Todos sabemos que frutas e vegetais deixam nossa dieta mais leve e saudável. Eles são bons para o coração, para os vasos sanguíneos e ajudam a reduzir o risco de câncer e de derrame. Para quem quer reduzir medidas, eles também podem ser grandes aliados. Mas você sabe quais são as frutas e vegetais mais indicados para perda de peso?

Estudo publicado em 22 de setembro de 2015 na PLoS Medicine buscou a resposta. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Harvard University Medical School e envolveu a análise dos registros médicos e alimentares de mais de 133.000 homens e mulheres ao longo de 24 anos. Todos os voluntários passaram por exames periódicos e responderam a questionários sobre hábitos alimentares no período de 1986 até 2010.

A cada quatro anos, todos os voluntários foram pesados. Verificou-se que os homens aumentaram, em média, um quilo a cada quatro anos. Entre as mulheres, o aumento foi um pouco maior. Mas o mais importante para os pesquisadores foi a constatação de que quanto mais frutas e legumes os participantes ingeriram, menos peso ganharam ao longo dos anos.

Os pesquisadores também descobriram que as frutas eram melhores do que os vegetais para o controle de peso. Para cada porção diária adicional de um legume consumido, o ganho de peso foi diminuído em 1/8 kg em cada período de quatro anos. Já para cada porção diária adicional de frutas consumidas, os resultados foram o dobro (1/4 kg a menos no ganho médio de peso para cada período de quatro anos).

Além disso, eles conseguiram listar as frutas e os vegetais que influenciam esse processo. São eles:

Melhores escolhas para o controle de peso:

Frutas vermelhas, frutas cítricas, tofu, maçã, pera, cenoura e pimentão.

Podem causar ganho de peso:

Vegetais ricos em amido, como batata, milho e ervilha.

Podem enganar:

Os sucos de frutas costumam enganar muitas pessoas que tentam perder peso. Eles não têm fibra e são cheios de carboidratos simples, o que pode realmente levar ao ganho de peso. Por outro lado, grande parte dos vegetais e das frutas consumidas inteiras ajudam a reduzir o peso justamente por concentrar muita fibra – e quanto mais fibra, maior a sensação de saciedade.

Frutas e legumes também apresentam baixo índice glicêmico, o que pode causar um aumento lento no nível de açúcar no organismo depois de ingeridos. Isso é bom para o metabolismo da insulina e diminui a vontade de comer.

Então, se você está tentando manter o peso sob controle, lembre-se da importância de comer muitas frutas e legumes. O ideal é comer várias porções por dia. Embora as frutas sejam mais indicadas para perda de peso, os vegetais também são muito benéficos ao organismo. Você pode optar por priorizar os listados acima, mas o importante é mantê-los sempre na dieta diária.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

O que é mais saudável: suco ou refrigerante?

O que é mais saudável, açúcar ou adoçante?

Melhores frutas e vegetais para perda de peso was last modified: março 14th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês