caminhar-ajuda-artrite

Melancia reduz aterosclerose

O consumo de melancia traz uma série de benefícios à saúde, em virtude de uma diversidade de vitaminas que possui tais como: vitamina A, que ajuda a manter a saúde dos olhos e é um antioxidante, a vitamina C, que ajuda a fortalecer a imunidade, curar feridas, prevenir danos celulares, promover dentes e gengivas saudáveis, e vitamina B6, que ajuda o cérebro função e ajuda a converter proteínas em energia.

Melancia reduz aterosclerose

Um novo estudo conduzido por Sibu Saha, do Departamento de Cirurgia da Universidade do Kentuchy, mostrou que ratos que consumiram melancia tiveram uma maior diminuição das áreas com lesões ateroscleróticas, além de menores concentrações de colesterol plasmático, em comparação com o grupo controle.

No estudo, o modelo animal utilizado forma ratos com elevados níveis de colesterol, estes obtidos por uma dieta induzida de gordura saturada. Por oito semanas de estudo, foi dado para um grupo controle água para beber, enquanto que para o grupo experimental foi dado suco de melancia. Os animais que receberam suco de melancia tiveram menor peso corporal do que o grupo controle, devido à diminuição da massa gorda, não experimentando diminuição da massa magra. As concentrações de colesterol plasmático foi significativamente menor no grupo experimental, com modesta redução da concentração de lipoproteína e baixa densidade (colesterol ruim), em comparação ao grupo controle.

A medição das áreas de lesão aterosclerótica também revelou que o grupo suco de melancia apresentaram reduções estatisticamente significativas em lesões ateroscleróticas, em comparação ao grupo controle. De acordo com Saha, neste estudo piloto foi encontrado três benefícios de saúde interessante no modelo de rato com aterosclerose. O objetivo final do estudo é identificar compostos bioativos para melhorar a saúde humana.

Além dos benefícios já citados, podemos ainda incluir que ela contém os aminoácidos citrulina e arginina, que pode ajudar o fluxo sanguíneo e função cardiovascular global, além de ser uma grande fonte de potássio, ajudar na musculatura, mantém uma quantidade adequada de eletrólitos e equilíbrio ácido-base, e ajuda a diminuir o risco de pressão alta. Um estudo de 2008 mostrou que a melancia pode também ter um Efeito de Viagra.

Saiba mais sobre a Aterosclerose:

É uma doença crônica que afeta a parede das artérias (de médio e grosso calibre), levando a formação de placas de gordura (ateromas), que podem comprometer o fluxo de sangue através dessas artérias. A doença pode afetar as artérias do cérebro, coração, rins e de outros órgaos vitais, assim como as artérias dos membros superiores e inferiores. Quando a aterosclerose ocorre nas artérias que suprem o cérebro (artérias carótidas), ela poderá provocar uma isquemia cerebral transitória ou um acidente vascular cerebral (derrame cerebral).

Quando a aterosclerose ocorre nas artérias que suprem o coração (artérias coronárias), ela poderá provocar angina do peito, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e morte. Para evitar a aterosclerose devemos combater os fatores de risco modificáveis: dislipidemias (anormalidades do colesterol e suas frações), hipertensão arterial, tabagismo, diabete melito, obesidade, sedentarismo e estresse psicossocial.