Mais Saúde

Mascar chiclete faz bem à saúde

Aqui, no Mais Saúde, amamos derrubar os mitos de que certas atividades físicas ou alimentos são ruins ou insalubres à saúde. Por exemplo, vinho, chocolate, café e sexo frequentes são, basicamente, saudáveis para todos nós, e hoje, vamos adicionar chicletes à lista.

Sim, se você tiver um pouco de cuidado e escolher o tipo certo de goma de mascar, poderá  promover grandes melhoras aos dentes, ao hálito, nível de stress e, até mesmo, à condição de seu esôfago.

Vamos começar com os dentes. Sua boca está cheia de bactérias. Isso é normal, nós convivemos com um ecossistema de bactérias em todo o nosso corpo, o qual adaptou-se a isso. Muitas vezes, usamos essas bactérias em nosso benefício.

Mas, na boca, quando uma das bactérias que lá vive (Streptococus mutans) encontra os açúcares, converte-os em ácidos que, lentamente, corroem (desmineraliza) o revestimento exterior duro dos dentes e a camada de esmalte, e conduzem à formação de cáries.

O maior benefício da goma de mascar é que ela estimula a produção de saliva, e a saliva é o caminho natural dos nossos corpos para lavar e neutralizar esses ácidos. A saliva é tão boa e potente que, ao longo do tempo, a desmineralização ocorrida a partir de ácidos pode, realmente, ser revertida, e seus dentes podem ficar fortes de novo, se você tratá-los bem.

O chiclete (juntamente com o aumento da saliva) ajuda a levantar as partículas de comida que ficam entre os dentes e as fendas dentárias, favorecendo o bom hálito. Além disso, o aumento da produção de saliva parece diminuir o refluxo de ácido – isto é, o fluxo anormal de ácido do estômago para o esôfago (assunto para um post futuro neste blog).

Os benefícios da goma na redução de cáries, especialmente em crianças, foram comprovados em diversos estudos, tanto assim que a American Dental Association concedeu seu selo de aprovação para várias marcas de chicletes sem açúcar. Estudos europeus demonstraram um decréscimo de até 70% na formação de cáries em crianças que mastigavam chicletes com xilitol (adoçante artificial). Como um bônus, a goma de mascar parece diminuir as taxas de infecções de ouvido na infância (a mastigação ajuda a abrir as trompas de Eustáquio entre as orelhas e garganta).

E qual goma é melhor? Primeiro, só compre chicletes sem açúcar. Segundo, verifique os ingredientes e procure a palavra “xilitol” entre os primeiros itens. “Sorbitol” ou “Manitol”, adoçantes artificiais também, são satisfatórios, contudo, o xilitol é absolutamente o melhor para os seus dentes. O xilitol é comum hoje em gomas nos EUA, mas ainda raro no Brasil. No entanto, você pode encontrá-lo aqui, e vale a pena o procurar e pagar pelo custo um pouco maior.

A melhor hora para mascar a goma é após as refeições, lanches e depois de comer doces – já que ele limpa a comida e os ácidos. O único efeito negativo pode vir em decorrência de problemas existentes em sua articulação temporomandibular (à frente do ouvido), de modo que a mastigação poderá irritar esse conjunto de articulações.

Se não, saia à noite, beba um copo de vinho com sua refeição, seguido por café com um pedacinho de chocolate meio amargo, depois masque um chiclete com xilitol e dê uma voltinha com alguém. Seguido, por nossa sugestão, de uma experiência de sexo (seguro). Assim, você terá tido apenas uma noite de sexta-feira saudável e prazerosa. Divirta-se!

Mascar chiclete faz bem à saúde was last modified: novembro 9th, 2012 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês