chá verde e saúde

Mais 8 benefícios do chá verde para a saúde

Chá verde e seus benefícios a saúde do coração e do sistema cardiovascular foi o tema do nosso último post. Hoje vamos completar a lista e apontar mais oito benefícios para diferentes partes do corpo.

A principal razão para haver tantos benefícios no chá verde é que ele é rico em antioxidantes chamados polifenóis, que bloqueiam os radicais livres causadores do envelhecimento celular. O chá é o alimento que mais contém tipos diferentes destes polifenóis – que, juntos, constituem de 20% a 45% da composição total. Além disso, ele concentra uma grande variedade de vitaminas e minerais.

E, pra melhorar, a substituição de bebidas açucaradas por chá verde é uma grande aliada do emagrecimento. Segundo o cientista em nutrição Dr. Christopher Ochner, do Hospital Mount Sinai, em Nova York, se uma pessoa que bebe um lata de refrigerante por dia a substituir por chá verde, ao final de um ano ela terá deixado de ingerir mais de 50 mil calorias – o que pode significar a perda de 7 kg no período.

Aqui está um resumo de alguns dos outros benefícios para a saúde. Esta lista é da Universidade de Maryland Medical Center e da Universidade de Michigan Medical School (EUA). Enquanto esses benefícios não são comprovados, e alguns são controversos, a conclusão geral é que o chá ajuda nas seguintes áreas:

8 benefícios do chá verde

1) Prevenção do câncer

Em especial de bexiga, mama, ovário, colo-rectal, esofágico, fígado, estômago, pâncreas, pulmão, pâncreas, pele e próstata.

2) Diabetes

O chá verde é indicado para ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Assim, ele também pode reduzir o risco de desenvolver diabetes.

3) Artrite reumatóide

Os antioxidantes de chá verde suprimem a inflamação, que é a principal característica da artrite reumatóide.

4) Alzheimer e demência

Ao impedir o acúmulo de placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos cerebrais, o chá pode ajudar a retardar as doenças degenerativa do cérebro.

5) Cáries e mau hálito

As catequinas antioxidantes no chá verde inibem o crescimento de certas bactérias na boca. Essas bactérias podem levar a gengivite, cáries e mau hálito.

6) Doença inflamatória intestinal

Os efeitos anti-inflamatórios podem diminuir os surtos de doença de cólon, bem como a doença de Crohn relacionada.

7) Fígado

O chá verde pode ajudar a proteger o fígado de alguns dos efeitos tóxicos do álcool, além de reduzir o risco de tumores no órgão.

8) Prevenção da osteoporose

Estudos em animais e humanos sugerem que o chá diminui a degradação das células ósseas, comum em mulheres e homens mais velhos.

Depois de tantos motivos para beber chá verde todos os dias, vale lembrar que é importante bebê-lo sem açúcar. Além de adicionar calorias, o açúcar anula alguns dos efeitos positivos do chá. O sabor um pouco amargo que ele possui é devido ao teor de antioxidantes, o que não é uma coisa ruim. Então, aproveite o chá verde sem açúcar, mas cheio de benefícios para sua saúde.

Esta postagem também está disponível em: Inglês