Mais Saúde

Estudo aponta que produtos orgânicos são mais nutritivos

Se você fica em dúvida sobre o preço a mais a pagar por alimentos orgânicos, aqui vai uma notícia que pode pesar na sua escolha: estudo publicado nesta semana pelo British Journal of Nutrition mostra que, além de apresentarem menos resíduos químicos, os orgânicos são mais nutritivos.

O meta-estudo foi realizado por pesquisadores do departamento de agricultura ecológica da Newcastle University, no Reino Unido, e incluiu a análise de 343 trabalhos acadêmicos anteriores sobre o assunto. A primeira conclusão foi que, em comparação aos protudos cultivados convencionalmente, os orgânicos apresentam mais antioxidantes.

Os níveis de antioxidantes mais frequentes, como flavanonas, flavonóis e antocianinas, foram de 19% a 69% mais elevados nos orgânicos. Entre as vantagens do consumo de alimentos com esta propriedade está a possível redução dos riscos de doenças cérebrais, dos olhos, de doenças cardiovasculares e cancro.

Outra constatação do estudo foi a de que os alimentos orgânicos apresentam níveis mais altos de vitaminais e minerais. Além disso, os níveis de concentração deresíduos de pesticidas são cerca de quatro vezes menores que os de alimentos cultivados tradicionalmente. Também foi constatada concentração reduzida nos níveis de cádmio, metal bastante tóxico ao organismo.

Contraponto

O estudo do Reino Unido está sendo bem recebido por cientistas, embora coloque em questionamento outro estudo, sobre o mesmo assunto, publicado há dois anos. Este último, realizado pela Universidade de Stanford, concluía que os produtos orgânicos não eram muito melhores que os convencionais. Reforçava que, embora presentes em grande quantidade no cultivo convencional, os resíduos de pesticidas presentes nos alimentos não causariam problemas à saúde, já que eram apresentados em baixas quantidades.

Desde o lançamento, o estudo de Stanford foi questionado pela área científica. Um dos motivos da desconfiança foi o de que a empresa financiadora da pesquisa foi a Cargill, multinacional americana do ramo químico e uma das maiores fornecedoras de insumos e defensivos agrícolas em todo o mundo.

Polêmicas à parte, há indícios de que a ingestão de pesticidas está fortemente ligada ao desenvolvimento de doenças neurológicas e câncer. Assim, embora mais caros, os produtos orgânicos oferecem tanto mais nutrientes quanto menos níveis de produtos químicos prejudiciais à nossa saúde.

Além disso, o cultivo orgânico de alimentos possui reflexos no meio ambiente. As safras são menores, mas não deixam resíduos químicos no solo e nas fontes de água. O cultivo sem agrotóxicos também é benéfico aos trabalhadores rurais, que deixam de estar expostos a produtos altamente tóxicos.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Três dicas para diminuir os efeitos de pesticidas

Flavonóides protegem contra a doença de Parkinson

 

Estudo aponta que produtos orgânicos são mais nutritivos was last modified: junho 15th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês