Mais Saúde

Esperar para dormir, 1 hora após a janta, pode reduzir risco de AVC

Mais uma vez, a mãe estava certo: “Não vá de barriga cheia para a cama”. Um novo estudo sugere que a espera de pelo menos uma hora após o jantar antes de ir dormir, reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral-AVC em cerca de dois terços.

De acordo com a responsável do estudo, a pesquisadora Cristina Maria-Kastorini, MSc, nutricionista da Universidade de Ioannina, na Grécia Medical School, ainda, para cada 20 minutos a mais que você espera, o risco de derrame abaixa outros 10%. O estudo foi apresentado esta semana no Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia 2011, na cidade de Paris.

O estudo não prova causa e efeito , só o que parece haver é uma associação entre a espera de uma hora ou mais entre o jantar e deitar, e a redução do risco de AVC. O estudo incluiu 500 pessoas saudáveis, 250 pessoas que tinham tido um acidente vascular cerebral e 250 com síndrome coronariana aguda. A Síndrome coronariana aguda, é um tipo comum de doença cardíaca, onde normalmente há uma redução do fluxo sanguíneo para o coração por causa do entupimento das artérias, que pode levar a um aperto no peito e até mesmo um ataque cardíaco. Todos preencheram um questionário detalhado perguntando sobre seus hábitos de sono, bem como quando e que eles comeram.

Quando se comparou as pessoas que iam para a cama dentro de uma hora após jantar, com aquelas que esperaram 60 a 70 minutos, o segundo grupo teve 66% menos probabilidade de ter tido um acidente vascular cerebral. Aqueles que esperaram 70 minutos a duas horas apresentaram uma probabilidade 76% menor de ter um derrame. Depois de duas horas, a redução do risco começou a desaparecer, por razões ainda não explicadas. Houve uma sugestão que esperar uma hora ou mais entre o jantar e a hora de dormir pode estar associada à redução do risco de síndrome coronariana aguda.

A análise levou em conta uma série de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e fatores de risco como: idade, sexo, atividade física, peso, tabagismo, dieta, história familiar de doença cardíaca, pressão arterial alta, colesterol elevado e diabetes. Ainda assim, as pessoas que não esperaram uma hora ou mais depois do jantar para ir para a cama, compartilhada poderia ter alguma característica não mensurável que explica os resultados.

Embora o estudo não determine porque espera mais tempo depois de comer para ir dormir pode reduzir risco de derrame, uma pesquisa anterior sugere que comer muito perto da hora de dormir está associado a um risco aumentado de doença do refluxo, que por sua vez está associada com apnéia do sono, um fator de risco para acidente vascular cerebral, diz Kastorini.

Já o presidente da American College of Cardiology David Holmes, MD, professor de medicina da Mayo Clinic College of Medicine, em Rochester, Minnesota, tem outra teoria: “Quando comemos, as mudanças de açúcar no sangue, alterar os níveis de colesterol, alterações do fluxo sanguíneo”, diz ele. “Todas essas mudanças temporárias podem afetar o risco de AVC. Para ele “Embora este trabalho só envolveu um número relativamente pequeno de pacientes, a duração de tempo entre o jantar e dormir é algo que precisamos estudar mais”. Evitar carnes e outros alimentos que tem um processo digestivo demorado, auxilia para uma melhor noite de sono.

Foto: Humanasaude.com

Esperar para dormir, 1 hora após a janta, pode reduzir risco de AVC was last modified: junho 17th, 2016 by