agua

É realmente ruim beber água durante as refeições?

Todo mundo já se perguntou alguma vez se beber água durante as refeições é ou não um hábito saudável. Há argumentos prós e contras que se multiplicam na internet e nas mesas de jantar. Apresentamos os principais argumentos e a opinião de especialista.

O grupo que se opõe à ingestão de água durante as refeições alega que os líquidos diluem as enzimas e os ácidos do estômago. A redução desses componentes do suco gástrico acabaria reduzindo também a eficiência no processo de digestão. Além disso, algumas pessoas alegam que esse hábito leva produz inchaço e gases.

Por outro lado, o grupo de defensores afirma que a água ajuda a encher o estômago, o que auxiliaria na preferência por alimentos mais leves. Também argumentam que a água facilita a digestão.

O que dizem os especialistas?

O gastroenterologista Dr. Michael F. Picco, da Clínica Mayo, reconhecida nos EUA como um dos principais centros médicos do país, afirma que a água não dilui o suco digestivo. E mais: ele diz que o consumo de água durante ou após uma refeição ajuda na digestão e previne a constipação.

Não é necessário beber água durante as refeições, afirma o especialista Dr. Braden Kuo, diretor do Laboratório de Motilidade Gastrenterológica no Massachusetts General Hospital (Harvard Medical School). Porém, na opinião dele, a água tem a capacidade de suavizar o processo digestivo. Ele afirma que não existem dados para justificar a ideia de que a água interfere na digestão, embora ela ajude a engolir os alimentos com mais facilidade.

Além desses dois especialistas, diversas fontes confiáveis ressaltam que é saudável beber água durante as refeições. Há, ainda, uma pesquisa que aponta que beber água antes ou enquanto se está comendo ajuda no controle do peso, já que o líquido faz com que se sinta mais satisfeito.

Mesmo com esses argumentos, o ideal é que você avalie como se sente. Se beber água durante as refeições lhe faz bem, não há motivos para parar. Mas se você não tem esse hábito, não é necessário se esforçar para adquirí-lo. E lembre-se: nosso corpo precisa de muita água, em diferentes horários do dia, para funcionar corretamente.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Café pode reduzir riscos de câncer do cólon

Como escapar da epidemia de refluxo ácido

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Category : Alimentação