potassium helps blood pressure control

Dieta rica em potássio ajuda a evitar pressão alta

potássio crianças

Todos sabemos, e até já comentamos aqui blog, como o sal e o açúcar em excesso podem ser ruins para nossa pressão arterial em qualquer idade. Mas um estudo recém-publicado indica que, ao menos entre crianças e adolescentes, o sal pode ser menos prejudicial quando aliado a uma dieta rica em potássio.

O estudo, publicado no Journal of the American Medical Association Pediatrics, foi feito em duas etapas. Na primeira, foram analisados a pressão arterial e os hábitos alimentares de 2 mil meninas com 9 e 10 anos de idade. Na segunda etapa, feita 10 anos depois, as mesmas meninas tiveram novamente os hábitos alimentares e a pressão arterial avaliados.

Os resultados mostraram que a quantidade de sódio consumido pelas meninas durante a adolescência não influenciou na pressão arterial na idade jovem e adulta. Também indicou que as meninas que tinham uma dieta rica em potássio apresentaram pressão arterial melhor quando chegaram à idade adulta.

O potássio é um mineral importante não apenas para controlar a pressão arterial, mas também para regular a contração muscular, inclusive do coração. Os nutricionistas recomendam o consumo de 4.700 miligramas de potássio por dia, mas poucas pessoas chegam a essa ingestão recomendada.

Felizmente, muitos alimentos que os adolescentes gostam são ricos em potássio, incluindo bananas, uvas passas, batatas, iogurte e guacamole. Uma banana tem cerca de 420 miligramas de potássio, uma batata tem cerca de 700 miligramas, um abacate, 900 miligramas. Uma porção de iogurte tem cerca de 500 miligramas, que pode aumentar, quando é adicionada fruta na composição. O potássio também é encontrado em vegetais de folhas verdes, como espinafre.

Confira a lista que preparamos com os campeões de concentração de potássio (os de maior teor estão no topo da lista):

Beterraba (especialmente as folhas)

Batata doce (com a pele)

Batata (com a pele)

Damascos secos

Moranga ou abóbora japonesa/cabotiã

Soja

Feijões e lentilhas

Abacate

Espinafre

Laranja

Atum

Mamão

Banana

Salmão e atum

Brócolis

Passas de uva

Melão cantalupe

Tomates

Embora o estudo tenha sido feito com meninas adolescentes, os nutricionistas reforçam a importância e os benefícios de uma dieta rica em potássio em todas as idades. Enquanto o consumo de sal e a relação com a pressão arterial ainda seja um assunto controverso, não há contra-indicações para uma dieta rica em potássio.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

A dieta saudável para o cérebro

Dietas vegetarianas com peixes podem diminuir risco de câncer de cólon

Esta postagem também está disponível em: Inglês