young women ignore heart attack symptoms

Dia Mundial do Coração

Nesta semana será comemorado o Dia Mundial do Coração, 29 de Setembro, tendo como mote: Um Mundo, uma casa, um coração. Um relatório divulgado no último dia 14, pela OMS (Organização Mundial de Saúde), mostrou que as doenças cardiovasculares (que afetam o coração ou os vasos sanguíneos) são responsáveis por 33% das mortes no Brasil, sendo a principal causa de óbito no país, e que grande parte delas poderia ser evitada.

Dia Mundial do CoraçãoO relatório aponta o problema das chamadas doenças não transmissíveis, que são muito influenciadas por fatores de risco comportamentais da população, como o fumo, falta de atividade física, consumo de álcool e alimentação pouco saudável. No Brasil, 74% de todas as mortes acontecem por causa desse tipo de doença. Veja agora 10 passos simples para cuidar do seu coração, comece com o primeiro e sinta no mesmo dia a diferença:

1. Assegurando a ingestão de alimentos saudáveis

* Coma pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia e evite gordura saturada. Tenha cuidado com alimentos processados, que frequentemente contêm muito sal e elevam a pressão.

2. Seja ativo e tenha o controle da sua saúde cardíaca

*  30 minutos de atividade física podem ajudar a evitar ataques cardíacos e derrames.

3. Diga não ao tabaco

* Seu risco de doença cardíaca será diminuído pela metade em um ano e retornará aos níveis normais com o tempo, depois de fumar.

 4. Mantenha um peso saudável

* A perda de peso, especialmente junto com diminuiçãoo do consumo de sal, leva à diminuição da pressão arterial. A pressão é o fator de risco número um para o derrame e um grande fator de risco para aproximadamente metade de todas as doenças cardíacas e derrame.

 5. Conheça seus números

* Visite um profissional da sáude que possa medir sua pressão, seus níveis de colesterol e glicose, calcular a sua razão cintura-quadril e índice de massa corporal (IMC). Uma vez conhecido seu risco geral, você pode desenvolver um plano específico para melhorar sua saúde cardíaca.

6. Limite sua ingestão de álcool

* Restrinja a quantidade de bebida que você consome. O excesso de álcool pode fazer sia pressão e seu peso aumentarem.

7. Insista em um ambiente livre de fumo 

* Exija o banimento do tabaco o assegure-se que locais como o trabalho e a escola sejam 100% livre do fumo.

* Apoie a adoção de serviços de ajuda para parar de fumar – encoraje seus pares e ajude-os a parar de fumar.

8. Traga exercícios para a sua vida

* Inclua atividades físicas em sua rotina diária – vá ao trabalho e à faculdade de bicicleta, se for possível, use as escadas.

* Exercite-se ou caminhe durante seu horário de almoço ou durante o intervalo e encoraje outros a fazer o mesmo.

9. Escolha opções de alimentos saudáveis

* Tenha uma alimentaçãoo equilibrada e  busque lanchonetes que srivam refeições saudáveis

 10. Encoraje momentos livres de estresse

* O estresse está diretamente relacionado ao hábito de fumar, excesso de ingestão de álcool e alimentação não saudável, que são fatores de risco para doença cardíaca.

* De dia, aproveite o horário de almoço longe do ambiente de trabalho para tomar ar fresco e experimentar os pequenos prazeres da vida.

* A noite, reúna os amigos para happy hour ou uma partida de futebol; vá ao cinema, ao teatro, prepare uma refeição saudável, pratique uma atividade física. Faça atividades diferentes das realizadas durante o dia.

Estas dicas são simples, porém apresentam podem ser mais díficeis para uns do que para outros. Ter amizades com pessoas saudáveis, ou com aquelas que  estão na sua busca,  é um importante fator, servindo de motivação para ambas as partes. Utilize o Dia Mundial deste ano, para dar o primeiro passo, e ter uma vida mais saudável.

Mais informações: Sociedade Brasileira de Cardiologia-SBC, SBC-SC e Incor
Foto: mpmo.ru/?p=1235&lang=en